A quarta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa amanhã (1º), approved em Brasília, look sob o tema Terra. Até o dia 7, o evento, coordenado Ministério da Ciência e Tecnologia, terá exposições, cursos, palestras, peças de teatro e atividades educativas.
A idéia é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia.
De acordo com o ministério, todas as regiões do país já têm a sua programação da semana. Mais de 50 parceiros participam da feira.
Em Brasília, a semana ocorre no Museu Nacional. Mas estão previstas palestras em várias cidades satélites, além de exibições de filmesrelacionados ao tema, no Centro Cultural Banco do Brasil.
Entre os destaques da programação da capital federal, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) fará uma exposição dos estados brasileiros vistos pelos satélites.
“Todos os que tiverem interesse podem entrar em contato conosco para viabilizar palestras em escolas não só na Semana de Tecnologia , mas ao longo do ano”, diz a responsável pela gestão de comunicação institucional do Inpe, Nélia Ferreira Leite. “O nosso objetivo é que o alcance seja o mais amplo possível”.
Um dos destaques da programação em Brasília é a réplica de 12 metros de altura do foguete VSB-30, que será montado pela Agência Espacial Brasileira (AEB).
Na exposição A Era Espacial Brasileira, os visitantes também poderão conferir a trajetória das atividades espaciais no país, a partir de miniaturas de foguetes brasileiros e estrangeiros. A programação completa está disponível no site semanact.mct.gov.br.