A seleção brasileira masculina de vôlei inicia os treinamentos para a Copa do Mundo de vôlei a partir desta sexta-feira. O Brasil, que se prepara em Paris, estréia na competição contra os Estados Unidos, no próximo dia 18, às 7h05, em Matsumoto, Japão. O jogo terá transmissão da TV Globo e do canal SporTV.
O técnico Bernardinho pretende definir a equipe que disputará a Copa do Mundo no congresso técnico da competição, realizado pouco antes do início da disputa. O fato, porém, é que o levantador Ricardinho não está treinando com o grupo. Ele e o treinador se envolveram em uma polêmica às vésperas dos Jogos Pan-americanos, em julho, quando o então capitão foi cortado da disputa por problemas de relacionamento com o técnico.
Na pré-convocação para a Copa do Mundo, Bernardinho incluiu o nome do atleta, mas condicionou a sua volta a um pedido de desculpas, o que até agora não ocorreu (ao menos publicamente). Desta forma, os treinos na França serão iniciados com Bruno e Marcelinho (levantadores), André Nascimento e Ânderson (opostos), Giba, Dante, Murilo e Samuel (pontas), Gustavo, Rodrigão e André Heller (centrais), além de Serginho “Escadinha” (líbero).
A meta do grupo é uma das três vagas para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Os três primeiros colocados na Copa do Mundo estarão automaticamente classificados para a competição chinesa. No dia 7 de novembro, a seleção segue para o Japão, onde fará os últimos treinos antes da estréia na Copa do Mundo.
“Temos pela frente um campeonato muito intenso. Serão 11 partidas em 14 dias, mudando de cidades. Mais importante do que o título é um lugar no pódio, que garante a classificação para as Olimpíadas de Pequim. Estados Unidos, Bulgária, Rússia e Espanha – atual campeã européia e uma surpresa – são os principais adversários. Mas Japão e Austrália merecem total atenção, além de Porto Rico, que eliminou Cuba e Canadá”, analisou o técnico Bernardinho.