A empresa Odebrecht foi multada hoje em R$ 101.282.50 mil pela Prefeitura de Santos (SP). O acidente provocou o assoreamento de trecho do Rio Sandi, próximo à Ilha Diana, na área continental da cidade. A punição foi da Secretaria de Meio Ambiente de Santos (Semam) por acidente poluidor.
Parte do aterro das obras de construção de uma ponte se rompeu no último sábado, dia 16. Com isso, cerca de 5 mil metros quadrados de material da margem de restinga foi levado para o rio. Representantes da empresa estiveram reunidos hoje com o secretário de Meio Ambiente, Fábio Nunes, e técnicos da Semam, em atendimento à intimação da prefeitura.
Foi acertada a elaboração de um plano de recuperação da área degradada na ocasião. Até o final deste mês, a empresa deve entregar o estudo. O prazo previsto é de 45 dias. Parte do rio foi interditado para a navegação em função dos trabalhos de desassoreamento por medida de segurança. A empresa já começou a retirar o material depositado no rio. Até quarta-feira, 20, deverá ocorrer a liberação parcial do rio. O leito do rio não chegou a ser totalmente interditado, informa a prefeitura.
As obras no local fazem parte da construção do Terminal da Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport), informa a prefeitura. A obra possui licença ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).