Menu
Brasil

Saída de Alonso deve agitar mercado da categoria

Arquivo Geral

02/11/2007 0h00

O anúncio da saída de Fernando Alonso da McLaren nesta sexta-feira era o que muits equipes esperavam para definir os donos de suas duas vagas para a temporada 2008 da Fórmula 1. Com o espanhol livre, pelo  menos quatro equipes entrarão no páreo para contar com seus serviços.

Nesta quinta-feira, o empresário de Alonso, Luis García-Abad, deu pistas de que o bicampeão já estudava propostas para a disputa do campeonato de 2008. No entanto, nesta semana, o empresário negou que seu cliente estaria pronto para ocupar o lugar de Nico Rosberg na Williams, que por sua vez seria o novo companheiro de Lewis Hamilton na McLaren.

Além desta especulação, não é segredo que a Renault pretende recontratar o piloto que lhe deu os títulos dos mundiais de Pilotos e Construtores nas temporadas de 2005 e 2006. No entanto, o entrave estaria no tempo de duração do compromisso. Alonso só aceitaria voltar por um ano, mas os franceses querem manter o bicampeão por três temporadas.

A Toyota também é outra equipe que deve entrar na briga. Como a saída de Ralf Schumacher é certa, o time japonês tem um lugar livre garantido para oferecer a Alonso. A escuderia só estaria esperando uma proposta oficial da Renault para tentar cobrir a oferta.

Outro time que também estaria interessado em contar com os serviços de Alonso é a Red Bull, que inclusive já teria feito uma proposta. Entre os fatores que poderiam motivar a mudança do espanhol é a presença do renomado projetista Adrian Newey, com quem o espanhol teria interesse em trabalhar.

Segundo Luis Garcia-Abad, o destino de Fernando Alonso, que nesta temporada dividiu o vice-campeonato da Fórmula 1 com Lewis Hamilton, deve ser resolvido nas próximas três ou quatro semanas.

A definição da equipe pela qual o espanhol correrá deve determinar o futuro de outros pilotos na categoria, inclusive do brasileiro Nelsinho Piquet. Piloto de testes da Renault, o filho do tricampeão espera uma oportunidade na escuderia francesa e também já foi cogitado pelos lados da Williams, que após a saída de Alexander Wurz não definiu o companheiro de Nico Rosberg.

Na própria Renault, a saída mais provável é do veterano Giancarlo Fisichella. Entretanto, o italiano já declarou que mesmo sem a renovação não pretende deixar a categoria. O finlandês Heikki Koavalainen tem seu lugar na escuderia garantido.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado