Menu
Brasil

Ruben Faria derrota o Deserto do Atacama e vence a primeira

Arquivo Geral

07/01/2011 15h47

Nesta sexta-feira, o Rally Dakar abriu a sequência de etapas mais difíceis, com as condições do Deserto do Atacama lembrando em muito o Deserto do Saara. O português Ruben Faria se deu melhor no piso fesh-fesh e garantiu a primeira vitória. Cyril Despres conseguiu terminar a frente de Marc Coma e diminuir a distância para liderança, que continua com o espanhol.

Faria comandou a trilha das motos, seguido de perto por Helder Rodrigues. A diferença entre os portugueses chegou a ficar em apenas 26 segundos. Ao final dos 456 quilômetros da especial, Faria confirmou sua primeira vitória com 5h35min27. Ele havia sido considerado o vencedor do primeiro desafio, mas após uma punição por excesso de velocidade, perdeu o título para Despres.

50 segundos depois, Rodrigues completou o trecho. Na classificação geral a dupla lusitana inverte a ordem em que aparece, com Rodrigues na frente de Faria, no quarto lugar.

Largando em quarto, Coma não fez um bom começo de prova, chegando a figurar em oitavo lugar, enquanto Despres andou sempre entre os primeiros. O espanhol exigiu o máximo de sua KTM para se recuperar e repetir o quarto tempo da sexta etapa, pouco mais de um minuto atrás de seu principal rival. No acumulado, a distância caiu de 10min12 para 8min48.

O eslovaco Stefan Svitko apareceu pela primeira vez entre os cinco primeiros colocados. Ele desbancou o chileno Francisco Lopez Contardo, que foi apenas o sexto melhor.

Brasileiros
José Hélio, melhor brasileiro no Dakar até o momento, teve que abandonar as disputas. O piloto sofreu um acidente por volta do quilometro 55, trecho com predominância de areia, e fraturou a clavícula. Ao final da quinta etapa, Zé Helio era o 11º na classificação geral.

Jean Azevedo não se abalou com o terreno e mostrou que, mesmo depois de migrado para a categoria Carros, ainda tem intimidade com a moto nas condições extremas encontradas nesta sexta-feira.

O brasileiro concluiu a especial com o tempo de 6h05min29, em 16º. Para ir para o dia de descanso com tranquilidade, Jean ainda ganhou uma posição no geral e é o 13º.

Após percorrer 4.568 (trajeto para as motos), o rali faz uma pausa no sábado, 8 de janeiro. O retorno será no domingo, quando os aventureiros deixam Arica em direção a Antofagasta para a maior especial da prova, com 631 quilômetros. O deslocamento fica com 208 quilômetros.

Rally Dakar – Motos
Resultados da sexta especial
1. Ruben Faria (POR) – 5h35min27
2. Helder Rodrigues (POR) – 5h3617
3. Cyril Despres (FRA) – 5h39min21
4. Marc Coma (ESP) – 5h40min47
5. Stefan Svitko (ESL) – 5h43min34

Classificação geral após seis etapas
1. Marc Coma (ESP) – 22h40min20
2. Cyril Despres (FRA) – 22h49min08
3. Francisco Contardo (CHI) – 23h02min32
4. Helder Rodrigues (POR) – 23h07min55
5. Ruben Faria (POR) – 23h10min14

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado