O alemão Nico Rosberg sofrerá uma punição de dez posições no grid de largada para o Grande Prêmio do Japão, no domingo. Nesta sexta-feira (noite de quinta no Brasil), na primeira sessão de treinos livres em Fuji, Rosberg trocou o motor de sua Williams, o que acarreta a perda de dez colocações em relação ao resultado do treino oficial.
O piloto detectou problemas em seu V8 Toyota durante a primeira parte da sessão, ainda na manhã japonesa. Rosberg passou a informação para seus mecânicos, que investigaram o caso e afirmaram serem incapazes de consertar a falha durante este fim de semana. Com isso, optaram por trocar a peça – a mesma que havia sido utilizada na Bélgica.
A punição vem em péssimo momento para Nico, que marcou pontos nas últimas quatro corridas consecutivas e alcançou o sexto lugar em Monza e em Spa-Francorchamps. O alemão ainda havia conquistado o quinto lugar no primeiro treino do dia e tinha boas chances de voltar a pontuar no Japão, o que não acontece com um piloto da Williams desde o quarto lugar de Mark Webber em 2005.