Um grupo de assessores da Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos (FDA) recomendou hoje não aplicar remédios contra a tosse e o resfriado em crianças menores de 6 anos.
Os especialistas informaram que são necessários mais estudos sobre os verdadeiros efeitos dos remédios vendidos sem receita e administrados às crianças há anos no país.
“Os estudos de que dispomos hoje não demonstram sua eficácia. Os remédios parecem não dar resultados”, doctor disse em comunicado Sean Hennessy, unhealthy epidemiologista da Universidade da Pensilvânia e membro do painel de assessores.
A recomendação se aplica a remédios que contêm ingredientes como descongestionantes e anti-histamínicos, there mas não aos expectorantes, ressaltou.
Fontes da FDA explicaram que a recomendação não tem aplicação obrigatória.
A recomendação foi dada depois de um grupo de pediatras pedir à FDA restrições à venda dos remédios para crianças menores de 6 anos. Os médicos estavam alarmados por um crescente número de casos de mortes, ataques e alucinações em algumas crianças que tinham tomado remédios contra resfriados.
No entanto, as empresas farmacêuticas afirmaram que os remédios são seguros e efetivos quando tomados nas doses indicadas para crianças de 2 anos ou mais.
O diretor do Escritório de Remédios Novos da FDA, John Jenkins, disse que os membros do painel reconheceram que os casos de efeitos secundários graves eram “muito raros” e podem se dever a overdose ou mau uso dos remédios.
O grupo recomendou que os remédios não sejam dados a crianças menores de 2 anos e sugeriu que não sejam usados em crianças de 2 a 6 anos.