Apesar de ter relacionado Ricardinho na pré-lista de 19 jogadores convocados para a Copa do Mundo de vôlei, competição que classifica para as Olimpíadas de Pequim, o técnico Bernardinho afirmou que não sabe se o levantador atuará pela seleção, já que ainda não conversou com o camisa 17 após o corte dele dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.
Para Ricardinho voltar a atuar pela seleção, o técnico Bernardinho quer que o levantador converse com ele antes de se apresentar. Em entrevista por telefone ao canal por assinatura SporTV, o treinador, no entanto, não sabe se o jogador o procurará. “Não sei dizer (se ele o irá procurar). É algo que não depende mais de mim. Eu tentei não alimentar mágoa, até entendi o momento de mágoa dele, mas agora não sei. O ser humano é tão complexo que não sei precisar se ele vai me procurar”, declarou.
Bernardinho ainda afirmou que muito do que saiu na imprensa sobre o episódio do corte de Ricardinho foi mentira, e que espera um final feliz para o caso. Caso Ricardinho não procure o treinador e não se apresente, Bruninho, filho de Bernardinho, e Marcelinho devem ser os levantadores da seleção. O outro nome convocado na pré-lista para a posição foi o de Rafael Redwitz.