Menu
Brasil

Prefeitura de SP proíbe serviço de viagens com moto anunciado pela Uber

Uber anuncia que a modalidade de Uber Moto estaria disponível no Rio e em São Paulo, ambas as cidades já sinalizaram que não vão permitir o serviço

Redação Jornal de Brasília

06/01/2023 20h08

Foto: Divulgação

Um dia após a Uber anunciar que a modalidade de Uber Moto estaria disponível no Rio e em São Paulo, ambas as cidades já sinalizaram que não vão permitir o serviço. Na tarde desta sexta-feira, 6, a Prefeitura da capital paulista suspendeu temporariamente o serviço, alegando preocupações sobre “a segurança dos motociclistas, a redução no número de acidentes fatais no trânsito e o impacto no sistema público de saúde”.

A decisão foi tomada pelo prefeito Ricardo Nunes após uma reunião na última quinta com o governador Tarcísio de Freitas e será publicada na próxima edição do Diário Oficial. Um grupo de trabalho será formado para debater o tema com representantes da administração municipal, da sociedade civil e da Uber ainda vai discutir uma regulamentação possível para o serviço “com a maior segurança possível para todos os envolvidos”.

“Os representantes vão analisar o serviço, que ainda depende de regulamentação municipal, com base em estudos e dados, e contará com a ampla participação de empresas interessadas, especialistas e representantes da categoria”, disse a Prefeitura, em nota.

A administração municipal ainda lembrou que uma das metas para 2024 é diminuir o número de mortes por acidentes de trânsito e que instalou a Faixa Azul, de uso exclusivo para motociclistas, nas Avenidas 23 de Maio e Bandeirantes.

No mesmo dia em que o Uber Moto foi anunciado, a Prefeitura do Rio informou que o serviço também seria vetado em terras cariocas. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), a atividade seria “mais um serviço em que visa somente ao lucro, sem prestar as devidas contrapartidas aos trabalhadores e órgãos públicos”.

A Uber alegou ainda na véspera que está amparada por lei federal para operar na modalidade com motos. Em comunicado enviado à imprensa na quinta, a diretora de marketing da empresa no Brasil, Luciana Ceccato, disse que o modelo passou por dois anos de testes antes de tentar implementá-lo nas duas maiores capitais do País.

Na noite desta sexta, o Uber Moto ainda aparecia como disponível para contratação em São Paulo, mas já não estava mais na lista de serviços oferecidos no Rio de Janeiro.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado