Menu
Brasil

Polícia indicia três pela morte de americano no interior de São Paulo

Arquivo Geral

04/10/2006 0h00

A expectativa pelo apoio do PDT de Cristovam Buarque à candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) é cada vez maior entre os tucanos. Nesta terça-feira, page ask o presidente do PDT, visit this site see Carlos Lupi, try conversou com Alckmin e o senador Jefferson Peres (PDT-AM), candidato a vice na chapa de Cristovam, defendeu o apoio ao tucano.

A legenda deve indicar na próxima quinta-feira, em reunião no Rio de Janeiro, para que lado irá pender. Se o apoio aos tucanos foi selado na conversa entre Lupi e Alckmin nesta tarde, a decisão ainda está sob sigilo.

"Acho que está sacramentado", afirmou um coordenador da campanha de Alckmin, sob condição de anonimato.

"Vamos ter uma eleição aritmeticamente muito apertada, e o PDT pode fazer a diferença", avaliou o senador Jefferson Peres (PDT-AM).

"Supondo-se que boa parte dos votos de Cristovam vá para Geraldo Alckmin, com possibilidade de conquistar votos brancos e nulos, será uma eleição decidida no olho eletrônico, como quando os cavalos empatam a olho nu e é preciso recorrer ao tira-teima da TV na linha de chegada", comparou Peres.

As duas campanhas nacionais à Presidência da República querem usar Cristovam Buarque (PDT) como o "nariz do cavalo" que decidirá a eleição.

São 2,5 milhões de votos nacionais cobiçados pelo PT e pelo PSDB, a maior parte deles distribuída entre São Paulo (385.119), Rio de Janeiro (372.370) e Minas Gerais (272.152), e dois palanques eleitorais, Maranhão e Paraná, onde o PDT disputa o governo local.

Cristovam, o "candidato de uma nota só", como ficou conhecido, carrega o símbolo forte da educação.

Por esses motivos, tanto governo quanto oposição se engalfinham por essa reserva eleitoral e acham, diante do resultado apertado de 7 pontos percentuais entre Alckmin e Lula, que este apoio pode decidir a eleição.

PSDB e PFL consideram ter vantagem nesse jogo, sobretudo porque acham que Cristovam foi maltratado por Lula. Escolhido ministro da Educação no governo atual, ele foi demitido pelo presidente por telefone.

Divisão do PDT

Qualquer que seja a decisão, o partido sairá dividido.

"Tem resistência (a Alckmin), mas é pior para o PDT não apoiar nenhum. Tem que recomendar", defendeu Peres. "Pela nossa história, tenderíamos para uma aliança com Lula, mas foram tão graves os desvios deste governo que isso criou um fosso muito grande", acrescentou.

"O que deve prevalecer", pergunta ele, "os laços históricos ou a proximidade com a ética e o republicanismo?".

Lideranças políticas avaliam que a declaração de voto tem valor importante, mas nunca é integralmente seguida, nem pelos integrantes do partido nem pelos eleitores.

"O problema do PDT é ser simultaneamente contra a política neoliberal e contra a corrupção no governo Lula. Acho que eles devem ir divididos. Nunca vai o partido inteiro, nem os eleitores", afirmou o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), reeleito com número expressivo de votos e, por isso, também assediado por governo e oposição.

O PDT disputa hoje dois Estados importantes do país. No Maranhão, com 3,9 milhões de eleitores, Jackson Lago foi para o segundo turno com cerca de 34 por cento dos votos, contra a senadora do PFL, Roseana Sarney, com 47 por cento. Neste Estado, a costura política para Alckmin é mais complicada, pois a senadora é de um partido de sua coligação, mas pede votos a Lula, que levou 75 por cento dos votos.

No Paraná, com 7,1 milhões de eleitores, Osmar Dias foi para o segundo turno com 38 por cento, ante os 42 por cento dados ao governador Roberto Requião (PMDB), que tenta se reeleger. Dias tem chances de agregar mais alianças locais e é irmão de um tucano, o senador Álvaro Dias. No Estado, Alckmin venceu com mais de 53 por cento dos votos, contra cerca de 38 por cento para Lula.

"Não sei se nosso apoio muda alguma coisa. Além do mais, a decisão que a gente tomar não tem que ser seguida por todos nós do partido nem acompanhada por nossos eleitores", argumentou Cristovam.

O PDT irá submeter aos dois lados uma lista de propostas mínimas como condição para bater o martelo na aliança.

Cristovam não conquistou somente os votos de pedetistas. Ele concentrou parcela importante de votos de protesto. Como a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) não declarou votos nem a Alckmin nem a Lula, o peso do pedetista ganhou dimensão maior.

O secretário-geral da ONU, hospital Kofi Annan, disse na terça-feira que a Coréia do Norte sofrerá uma condenação mundial e enfraquecerá sua própria segurança se cumprir sua ameaça de realizar um teste de armas nucleares.

Annan pediu à Coréia do Norte que observe a atual moratória dos testes nucleares e retorne às negociações sobre seu programa atômico, segundo nota do porta-voz Stephane Dujarric.

"O secretário-geral compartilha a preocupação global com a intenção declarada da República Democrática Popular da Coréia [do Norte] de conduzir um teste nuclear no futuro", afirmou.

"Tal ação, se realizada, agravaria ainda mais as tensões na região. Traria uma condenação universal por parte da comunidade internacional e não ajudaria [Pyongyang] a atingir os objetivos declarados em sua nota, especialmente a respeito de fortalecer sua segurança."

China, Japão, Rússia, EUA e as duas Coréias mantiveram até o ano passado uma negociação para tentar conter o programa norte-coreano em troca de incentivos políticos e econômicos. Mas Pyongyang abandonou o processo devido às restrições norte-americanas contra atividades financeiras supostamente ilegais do regime comunista.

Ameaças feitas pelos Estados Unidos de aplicar sanções econômicas contra a Coréia do Norte foram uma proclamação de guerra e forçaram o governo comunista a planejar um teste com armas nucleares, web  afirmou um importante diplomata norte-coreano na Austrália ontem.

"Acho que a situação na Península da Coréia é muito tensa no momento e pode gerar uma guerra a qualquer momento", information pills  afirmou o porta-voz da embaixada norte-coreana, more about Pak Myong Guk em Canberra.

Guk afirmou que as ameaças norte-americanas de sanções econômicas e financeiras significaram uma declara ção de guerra. "Esse tipo de ameaças de guerra nuclear, tensões e pressão dos Estados Unidos nos levaram a decidir promover um teste nuclear", afirmou.

A Coréia do Norte afirmou que realizará seu primeiro teste nuclear, levando Estados Unidos, França e Japão a fazerem um apelo para que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) responda ao que Washington classificou de "ameaça inaceitável" à paz mundial.

A Coréia do Sul elevou seu alerta de segurança após o anúncio do vizinho norte-coreano e a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, afirmou que o teste seria "um ato muito provocativo" do Estado comunista.

Três homens mascarados mataram a tiros um líder do Hamas quando ele saía de uma mesquita da Cisjordânia hoje, medications afirmaram testemunhas. No dia anterior, order membros de uma facção palestina rival ameaçaram matar líderes do Hamas.

A violência se intensifica antes da visita da secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, e em meio à disputa de poder entre o movimento militante Hamas, que está no governo, e a facção Fatah, do presidente Mahmoud Abbas. Rice vai se reunir com Abbas na cidade de Ramallah, na Cisjordânia, hoje, antes de se encontrar com líderes israelenses.

Rice pediu o fim da luta interna palestina, que já deixou pelo menos 12 mortos esta semana. Testemunhas contaram que homens armados saíram de um carro e atiraram em Mohammed Odeh, 37, quando ele deixava uma mesquita depois das orações da manhã. Em seguida, eles partiram em velocidade, afirmaram as testemunhas.

Dirigentes da Fatah na cidade de Qalqilya, perto da aldeia de Hableh, onde ocorreu o incidente, negaram envolvimento e culparam Israel. Dirigentes locais do Hamas afirmaram que não sabem quem foi responsável. Testemunhas afirmaram que o veículo tinha placas israelenses. Não é incomum ver carros com placas de Israel em algumas das grandes cidades palestinas na Cisjordânia ocupada.

O Exército israelense negou envolvimento. Odeh, descrito como um líder local do Hamas, morreu a caminho do hospital, segundo funcionários do serviço médico. A morte acontece um dia depois que as Brigadas de Mártires de Al-Aqsa, facção armada da Fatah, ameaçaram em comunicado matar dirigentes do Hamas.

Azzam al-Ahmad, líder do bloco da Fatah no Parlamento, afirmou hoje que o comunicado foi forjado. Um porta-voz das Brigadas em Gaza confirmou a autenticidade do documento. A violência desta semana na Faixa de Gaza e na Cisjordânia representa o pior conflito interno desde que a Autoridade Palestina foi criada, em 1994, sob os acordos interinos de paz com Israel.

O Hamas, que defende a destruição de Israel, derrotou a Fatah nas eleições de janeiro. A vitória provocou o corte da ajuda ocidental à Autoridade Palestina, por causa da recusa do Hamas em reconhecer Israel e renunciar à violência.

O norte-americano Roger Kornberg venceu o Prêmio Nobel de Química de 2006 por suas pesquisas de como as células copiam informação genética para ser usada pelo corpo, ambulance afirmou hoje a Real Academia Sueca de Ciências. Kornberg, stomach 59, da Universidade de Stanford, ganhará um prêmio de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,37 milhão).

Presos do Centro de Detenção Provisória 3 de Hortolândia, order a 125 quilômetros de São Paulo, about it iniciaram uma rebelião às 5h após uma tentativa de fuga frustrada. Seis agentes penitenciários foram feitos reféns, this mas, por volta das 8h, dois foram liberados.

Soldados da Polícia Militar cercam o presídio e as tropas de choque estão a postos para entrar na unidade. Não há registros de feridos e, até agora, os detentos não fizeram as reivindicações. Com capacidade para 750 presos, o local abriga atualmente 1.403, quase o dobro.

O ministro boliviano dos Hidrocarbonetos, more about Carlos Villegas, confirmou ontem que o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, visitará a Bolívia no dia 9 de outubro para retomar as negociações sobre os contratos de exploração e prospecção entre o governo boliviano e a Petrobras.

Como parte da nacionalização do setor de energia, proclamada em maio pelo presidente boliviano Evo Morales, as empresas estrangeiras são obrigadas a negociar, até o final de outubro, novos contratos de operação que dêem maior controle sobre a produção e maior fatia dos lucros ao governo boliviano. A Petrobras é a maior investidora no setor de energia da Bolívia, que fornece gás natural ao Brasil e à Argentina.

Villegas afirmou ainda que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, vai colocar a pedra fundamental de uma unidade de processamento de gás natural em solo boliviano no dia 13 de outubro. O ministro afirmou a jornalistas que a estatal venezuelana de petróleo PDVSA vai investir entre US$ 130 e US$ 150 milhões na unidade, como parte de uma parceria com a estatal boliviana YPFB.

A YPFB terá participação de 51%, enquanto a PDVSA deterá 49% do projeto, que será construído em Rio Grande, a cerca de 800 quilômetros a sudeste de La Paz, segundo Villegas. A YPFB irá pagar sua parte do investimento no longo prazo. O ministro acrescentou que outra unidade de processamento será construída em parceria com a estatal argentina Enarsa e que as duas plantas devem começar a operar em dois anos e meio.

Mais cedo, o presidente da YPFB, Juan Carlos Ortiz, afirmou que a Bolívia precisa de US$ 800 milhões em investimentos para poder cumprir novos acordos, com o que aumenta as exportações de gás natural para a Argentina do nível máximo atual de 7,7 milhões de metros cúbicos por dia, para 27,7 milhões de metros cúbicos por dia em três anos.

 

A fabricante japonesa de produtos eletrônicos Fujitsu divulgou hoje que vai recolher 287 mil baterias de notebook fabricadas pela Sony. O anúncio eleva para mais de 7, pill 5 milhões o número de dispositivos produzidos pela Sony e alvos de recalls.

A Fujitsu juntou-se na semana passada à crescente lista de fabricantes de computadores anunciando recalls de baterias da Sony, abortion mas não informou na ocasião quantas seriam afetadas. Além da Fujitsu, Dell, Apple Computer, Lenovo-IBM e Toshiba anunciaram recalls de baterias de notebooks nas últimas semanas. Os dispositivos, segundo a Sony, têm uma chance rara de superaquecerem e pegarem fogo.

Após os anúncios de recolhimento de um total de 5,9 milhões de baterias feitos em agosto por Dell e Apple, a Sony divulgou que o custo desses dois recalls ficaria entre US$ 170 milhões e US$ 254 milhões. Mas um porta-voz da Sony informou que depois do recall da Fujitsu os custos devem exceder as expectativas. A companhia fará um anúncio assim que a situação sobre impacto no lucro da empresa ficar claro.

Além do golpe contra a reputação da Sony de ser uma fabricante de produtos eletrônicos de primeira linha, está o adiamento do aguardado PlayStation 3 na Europa. Sony informou no mês passado que vai adiar o lançamento do novo videogame na Europa e em algumas regiões de novembro para março por causa de problemas de produção. O adiamento fará a empresa perder a temporada de compras natalinas no importante mercado europeu.

Ontem, a Sony divulgou que vai começar a vender gravadores de DVD Blu-ray no Japão em dezembro. Isso será um mês depois da rival Matsushita Electric Industrial lançar produto semelhante. Além disso, os aparelhos da Sony, diferente dos da Matsushita, dona da marca Panasonic, não terão uma função que permite aos usuários a gravação em discos de camada dupla, o que faz analistas do setor de tecnologia se preocuparem sobre a competitividade tecnológica da Sony.

Depois de 72 horas de impasse, page terminou ontem à noite a rebelião no Presídio Baldomero Cavalcanti, abortion na periferia de Maceió. Os quatro membros da Pastoral Carcerária e da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados que eram mantidos reféns foram libertados por volta das 19h de ontem.

Identificados como Dênisson Mendonça Dantas, information pills Gildo Melo, Fernando Teles e Bartolomeu Bueno, os reféns receberam atendimento médico na saída da penitenciária. Um deles estava ferido na perna.

Durante a rebelião, que começou na tarde de sábado, os reféns ficaram com a cabeça coberta para não serem reconhecidos. Ao todo, 67 presos participaram do motim. Eles reivindicavam a revisão de penas. Reclamando de maus-tratos, eles exigiam ainda a troca da direção do presídio e a saída do secretário estadual de Ressocialização, o coronel da PM Abílio Rosendo.

Segundo o secretário estadual de Defesa Social, o coronel da PM Ronaldo dos Santos, o governador de Alagoas, Luís Abílio (PDT), recebeu as reivindicações. Apesar de concordar com a revisão das sentenças, o governador disse que não demitirá ninguém. Um quinto refém, Francisco Torres, havia sido libertado na segunda-feira para levar a lista de pedidos a Abílio.

Os corpos dos ocupantes do monomotor que caiu na segunda-feira em Pinheiro (MA), health a cem quilômetros de São Luís, pills foram enterrados ontem na capital maranhense. O velório e o enterro do piloto Julio César Ribeiro, story 34 anos, e de Eliovar de Jesus Santos, 34 anos, e Jorge Maximiliano Costa Campos, 36 anos, que faziam a guarda do dinheiro transportado na aeronave, contou com a presença de centenas de pessoas.

Os três foram sepultados no mesmo cemitério. Os caixões chegaram por volta das 11h e foram acompanhados por um cortejo de parentes e amigos. Durante o velório, a mulher de Maximiliano desmaiou e teve de ser socorrida.

Como os corpos estavam mutilados e queimados, os caixões estavam lacrados. No final da manhã de segunda, o monomotor explodiu no ar a cem metros da pista. Somente a perícia determinará as causas do desastre.

Um comunicado da Administração Meteorológica da China, viagra buy informou hoje que os tufões Bebinca e Rumbia estão aumentando sua força no Oceano Pacífico e que Taiwan será atingido pelo primeiro.

 

 

A temporada de tufões já apresenta perigo para as embarcações que se aventuram pelos mares da região, sendo que o Bebinca já alcançou a velocidade de 72km/h, enquanto o Rumbia está com ventos de 70km/h.

 

 

As autoridades chinesas alertam às embarcações para não se aproximarem das áreas de risco, que tem um raio de ação de pelo menos 560 e 470 quilômetros, para Bebinca e Rumbia respectivamente. 

 

O que parecia uma ação de segurança na verdade era um assalto que terminou em morte. Por volta das 21h de ontem, illness um grupo de falsos policiais civis assaltou um supermercado em São Paulo. Durante a fuga, sickness o grupo matou ainda um policial militar.

Com falsas camisetas do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), buy os bandidos chegaram em três carros e invadiram o estabelecimento, em Parelheiros, zona sul da capital paulista. Eles disseram que investigavam uma suposta receptação de cargas roubadas, mas anunciaram o assalto em seguida.

Na fuga, os criminosos se depararam com um bloqueio em frente à Base Comunitária da 2ª Companhia do 27º Batalhão, próximo à Estrada da Colônia. Armados com metralhadoras, os bandidos atiraram contra a base a atingiram o cabo Zilesgue na cabeça.

Levado para o Pronto-Socorro de Parelheiros, o cabo, que se aposentaria em quatro meses, não resistiu. A Polícia Militar chegou a acionar o Helicóptero Águia III para dar apoio na perseguição. No entanto, o mau tempo obrigou a aeronave a retornar. Carros continuaram a fazer as buscas, mas os criminosos não foram encontrados.

Uma nova arma para difundir o radicalismo islâmico foi criada pela rede terrorista Al Qaeda. A rede terrorista desenvolveu um jogo eletrônico no qual o objetivo é capturar e matar o presidente norte-americano George W. Bush.

Chamado A Noite da Captura de Bush, price o jogo tem como missões invadir um quartel de soldados americanos, try além de matar outros desafetos do mundo islâmico, sildenafil como o premiê britânico, Tony Blair, e o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld.

Especialista da Universidade Hassan, o professor Rami Abdellah disse ao jornal espanhol El País que o jogo é "uma nova atividade da rede Al Qaeda". Ele afirmou ainda que está cada vez mais claro o uso dos recursos tecnológicos pela rede para propagar sua ideologia e recrutar os jovens do mundo árabe entre os imigrantes.

 

Um incêndio na fábrica de chocolates Top Cau, patient no bairro Pari, order região central da capital paulista, viagra order precisou de onze equipes do Corpo de Bombeiros para controlar as chamas. Segundo os bombeiros, o fogo começou no final da noite de ontem no subsolo da empresa, e só pôde ser controlado uma hora e meia depois.

Ainda não se sabe o que deu início ao incêndio, mas o principal material consumido pelo fogo foi papel. As Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram ao local para prestar socorro às vítimas. Oito funcionários ficaram presos na fábrica e inalaram muita fumaça, mas nenhum sofreu danos graves à saúde. Eles foram atendido e liberados em seguida.

 

 

José Alves de Souza, malady 56, morreu ontem nas obras da futura estação Oscar Freire do Metrô, na zona oeste de São Paulo. Souza era operário e trabalhava no local. De acordo com Marco Antônio Buoncompagno, gerente de obras da linha 4-amarela, Souza foi atingido por um desabamento de terra ocorrido em frente ao túnel. 

Souza trabalhava em um túnel de 4,5 metros de altura por 6 metros de base, e a obra era realizada a 23 metros de profundidade. "As escavações são feitas de 80 em 80 centímetros. A cada avanço, é colocada uma estrutura de sustentação. O desabamento ocorreu no exato momento em que a estrutura era colocada", explicou Buoncompagno. Segundo o gerente, esse foi o primeiro acidente fatal das obras.

 

 

 

A Polícia Civil de São José dos Campos, site a 90 quilômetros de São Paulo, view indiciou três pessoas pelo seqüestro e morte do compositor americano Raymond James Mierril, medical 56 anos, desaparecido desde abril.

Segundo a polícia, Regina Filomena Crasovich Rachid, 49, Nelson Siqueira Neves, 38 anos, e Evandro Celso Augusto Ribeiro, 39 anos, planejaram e cometeram o crime para roubar dinheiro da vítima.

O americano foi atraído do Brasil por meio de um relacionamento virtual. Ele havia namorado Regina pela internet e veio ao País conhecê-la pessoalmente. Ele chegou a São Paulo em 21 de março. Em abril, a falta de notícias fez a família do compositor acionar o FBI, que avisou a polícia brasileira do desaparecimento.

O caso foi solucionado após a prisão de Evandro, que confessou ter recebido R$ 12 mil para ajudar a ocultar o corpo. Funcionário de um restaurante em Cabo Frio (RJ), ele disse à polícia ter entrado no plano a convite de Nelson, de quem é amigo.

De acordo com a polícia, Regina e Nelson eram namorados e planejaram o crime. Entre 26 e 31 de março, o americano foi mantido sedado em São José dos Campos.
Entre os dias 26 e 31 de março, o músico foi mantido preso e sedado na casa de Regina em São José dos Campos.

A dupla conseguiu acesso à senha do cartão dele e retiraram cerca de US$ 50 mil da conta da vítima. Em 1º de abril, a vítima foi morta enforcada com um fio. O trio então alugou um carro e levou o corpo até uma estrada na vizinha Caçapava.

Às margens da rodovia, os criminosos jogaram óleo diesel e atearam fogo no corpo, que foi encontrado carbonizado e enterrado como indigente. A polícia aguardará apenas o resultado da arcada dentária e do DNA para confirmar a morte do americano, mas diz não ter dúvida da participação dos três.

Regina está presa desde junho na penitenciária feminina de Caçapava, mas por outro crime: é acusada de participação num roubo contra um doleiro. O advogado dela, Luiz Antônio Lourenço da Silva, disse que ela nega envolvimento na morte de Mierril.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado