A Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco lança hoje à tarde, hospital em solenidade no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, o novo sistema de emissão de passaportes.
O sistema segue o modelo já adotado em São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás e Amazonas.
Uma das inovações é a mudança da cor da capa do documento, de verde para azul. A expedição do passaporte também ficou mais cara, passando de R$ 89,71 para R$ 156,07.
Foram adicionados 16 elementos de segurança, incluindo o papel, que reage a produtos químicos, e o código de barras bidimensional. A idéia, segundo a assessoria de imprensa da PF, é diminuir os riscos de falsificações e facilitar o trânsito dos brasileiros no exterior.
A partir de hoje, a Polícia Federal passa a agendar somente pela internet o local e horário para emissão do novo passaporte. A medida visa agilizar o serviço, evitando a formação de filas.
Os interessados devem preencher o formulário eletrônico no site da PF e depois procurar um postos da instituição, levando a documentação exigida. A entrega do passaporte será feita após seis dias úteis.