Menu
Brasil

Planos de saúde terão consultas ilimitadas para psicologia e fono

Apesar de a decisão ter sido tomada pela ANS ontem, ela só deve começar a valer a partir do dia 1º de agosto

Redação Jornal de Brasília

12/07/2022 8h46

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os planos de saúde terão que oferecer cobertura ilimitada para paciencias com qualquer doença ou condição de saúde listada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou o fim da limitação ao número de consultas e sessões com psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

A decisão, tomada ontem (11) em reunião extraordinária da diretoria colegiada da agência, foi divulgada pela assessoria de imprensa da ANS. A nova resolução deve começar a valer a partir de 1º de agosto deste ano.

Médico do paciente

Com isso, serão excluídas as diretrizes de utilização para consultas e sessões com esses tipos de profissionais. O atendimento passará a considerar a prescrição do médico do paciente.

A ideia foi “promover a igualdade de direitos aos usuários da saúde suplementar e padronizar o formato dos procedimentos atualmente assegurados, relativos a essas categorias profissionais”.

No dia 1º de julho, a ANS já havia tornado obrigatória, para pacientes com transtornos globais do desenvolvimento, a cobertura de qualquer método ou técnica indicada pelo médico.

Com informações da Agência Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado