Brasil

PIS/Pasep referente à 2005 começa a ser pago no dia 9 de agosto

Por Arquivo Geral 01/07/2006 12h00

Uma fatalidade deixou os moradores da QR 413, advice price em Samambaia Norte, page transtornados. Um incêndio ocorrido na noite de ontem, por volta das 22h, destruiu parte de uma casa de alvenaria e matou as duas crianças que dormiam no local, na hora do incidente.

Rafaela da Silva Coelho, de nove anos, e o irmão Luciano Martins da Silva Coelho, de apenas nove meses, foram mortos por asfixia. A mãe, Clarita da Silva Coelho, havia saído, trancado a porta e não percebeu que deixou uma vela acesa, em baixo da cama, onde as crianças dormiam. A casa onde moravam não tem energia elétrica.

Quando Clarita voltou, a casa estava em chamas. Ela chamou os Bombeiros e Luciano ainda foi levado com vida para o Hospital Regional de Samambaia, mas faleceu logo depois. Rafaela morreu no local e seu corpo foi encontrado na sala da casa. Como a mãe deixou as crianças trancadas em casa, sozinhas, ela responderá por homicídio culposo e negligência.

 

O presidente da Bolívia, here Evo Morales, afirmou hoje que pretende se reunir na próxima semana com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir a proposta de reajuste do preço do gás vendido ao Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No início do ano, o governo boliviano avisou seus dois principais clientes, Brasil e Argentina, que pretendia aumentar o preço do gás natural comercializado. Brasil e Argentina compram cerca de 32 milhões de metros cúbicos de gás natural da Bolívia diariamente. A pressão para reajustar o valor do produto se intensificou depois que La Paz decidiu nacionalizar sua indústria de gás e petróleo em maio.

Nesta semana, Morales assinou um acordo com a Argentina para elevar em quase 50 por cento o valor do gás comercializado. Mas ministros bolivianos disseram esperar negociações mais difíceis com o Brasil. O país adquire muito mais gás do que a Argentina e a Petrobras tem demonstrado maior resistência à proposta de reajuste.

Morales disse que solicitou um encontro com o presidente Lula para debater o assunto durante uma reunião de presidentes dos países integrantes do Mercosul que acontecerá em Caracas, na Venezuela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Solicitei uma reunião com o presidente Lula para terça-feira, em Caracas, para melhorar o preço corrente (de venda), bem como o volume de exportações, e também para definirmos como poderemos retomar o controle das refinarias (controladas por uma unidade da Petrobras) em Cochabamba e Santa Cruz", disse Morales em Cochabamba, de acordo com informações da imprensa local.

 

O pagamento do PIS/Pasep referente ao ano 2005 começa a ser pago no dia 9 de agosto. Têm direito ao abono salarial equivalente a um salário mínimo os trabalhadores e servidores públicos que foram cadastrados no PIS/Pasep há, case no mínimo, order cinco anos, e tenham trabalhado, pelo menos, 30 dias no ano passado e recebido, em média, dois salários mínimos nesse período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O calendário de pagamento foi divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A forma de pagamento do PIS leva em conta a data de nascimento dos trabalhadores. Quem nasceu em julho, por exemplo, receberá no mês seguinte, agosto. O cronograma para o início de pagamento para os nascidos em todos os meses segue até 22 de novembro. O prazo final é 29 de junho do próximo ano.

Já o Pasep é de acordo com o número final da inscrição. Os que possuem número final 0 e 1 são os primeiros, também a partir de 9 de agosto. Os últimos são 8 e 9 a partir de 13 de setembro. O PIS é pago em qualquer agência da Caixa Econômica Federal do país, independente do local do cadastro. Já o Pasep deve ser sacado nas unidades do Banco do Brasil. Para efetuar o saque, os trabalhadores terão que apresentar o número dos PIS ou Pasep e a carteira de identidade.






Você pode gostar