Um documento divulgado pelo Arquivo Nacional revela que três pilotos de avião avistaram um Objeto Voador Não Identificado (OVNI) no dia 24 de janeiro de 2014.
Segundo o relatório da Força Aérea Brasileira (FAB), o primeiro avistamento ocorreu às 12h10, quando um piloto que estava em procedimento de descida em um aeroporto no Ceará avistou o objeto e teve que realizar uma “manobra evasiva” para evitar uma possível colisão.
Cinco minutos depois, um segundo piloto avistou o objeto na mesma área. Ambos os pilotos descreveram o objeto como “muito rápido e realizando movimentos em zigue-zague”.
Cerca de quarenta minutos após o segundo avistamento, um terceiro piloto também avistou o OVNI. Ele relatou que o objeto passou a aproximadamente 91 metros de sua aeronave e descreveu sua cor como branca. Este piloto também teve que realizar uma manobra evasiva para evitar uma colisão, e destacou que o objeto estava se movendo a uma velocidade muito alta, classificada como “super sônica” no relatório.
O documento, que estava classificado como “reservado” desde o dia do avistamento, não especifica as medidas que foram tomadas posteriormente para investigar o incidente.