Menu
Brasil

PF faz operação contra tráfico de mulheres

Suspeitos clonavam cartões para comprar passagens aéreas e enviar mulheres ao exterior para fins de prostituição, aponta a PF

Willian Matos

27/04/2021 9h17

Imagem ilustrativa

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (27) uma operação contra um grupo especializado em tráfico de mulheres para fins de exploração sexual. Oito pessoas serão presas preventivamente, e são cumpridos ainda nove mandados de busca e apreensão.

Os mandados judiciais são cumpridos São Paulo/SP, Goiânia/GO, Foz do Iguaçu/PR, Venâncio Aires/RS, Lauro de Freitas/BA e Rondonópolis/MT. Cinco das ordens foram incluídas na Difusão Vermelha da Interpol, mais precisamente no Paraguai, Estados Unidos, Espanha, Portugal e Austrália, diante da suspeita de que alguns investigados estejam fora do país. A operação foi batizada de Harem BR.

As investigações começaram em 2019, quando foi desarticulado um grupo de estelionatários que praticava clonagem de cartões de crédito pela internet. A partir dali, identificou-se que algumas das compras feitas pelos estelionatários com cartões clonados foram de passagens aéreas, as quais tiveram como destinatárias duas mulheres que viajaram a Doha, no Catar. Estas mulheres foram identificadas e disseram que receberam as passagens de um homem que as agenciava para a prostituição.

As apurações da PF prosseguiram, e identificou-se uma rede de agenciadores/aliciadores que atuava na exploração sexual, tanto em território nacional, quanto no exterior.

Já se sabe que os países para os quais houve viagens para fins de exploração sexual foram Brasil, Paraguai, Bolívia, Estados Unidos, Catar e Austrália. Há indícios, ainda, de que em algumas viagens ao Paraguai foram aliciadas/agenciadas pessoas menores de 18 anos. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado