Menu
Brasil

PF faz ação contra suspeitos de favorecer facção em presídios do Rio

Esquema criminoso estaria ocorrendo na cúpula da Seap. Agentes cumprem três mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão

Redação Jornal de Brasília

17/08/2021 8h22

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) realiza nesta terça-feira (17) a Operação Simonia. Trata-se de uma ação contra um suposto esquema criminoso estabelecido na cúpula da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro.

Agentes cumprem três mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão. Os alvos são suspeitos de favorecer lideranças de uma facção criminosa do estado.

De acordo com a PF, agentes públicos facilitaram a entrada de pessoas e itens proibidos em unidades prisionais do estado e libertaram pessoas contra as quais ainda havia mandados de prisão pendentes de cumprimento.

Há ainda a suspeita de que esses agentes realizaram diligências para viabilizar o retorno, para o Rio de Janeiro, de criminosos detidos na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná.

A investigação contou com o apoio do Ministério Público Federal (MPF) e do Departamento Penitenciário Federal (Depen). Com informações da Agência Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado