Menu
Brasil

Pesquisadores descobrem substâncias três vezes mais potentes para espantar mosquitos

Arquivo Geral

27/05/2008 0h00

Pesquisadores do Departamento de Química da Universidade da Flórida, pills em Gainesville, and Estados Unidos, fizeram um estudo com substâncias químicas de potencial repelente e constataram que estes produtos são três vezes mais potentes.

As moléculas de N-acilpiperidinas, quimicamente semelhantes ao princípio ativo da pimenta, fazem parte de um conjunto de 34 substâncias testadas e comprovadamente mais eficazes do que o DEET, princípio ativo dos repelentes há 50 anos.

Os testes eram feitos protegendo o antebraço de voluntários com um tecido fino coberto de substância repelente. Em seguida, o braço era colocado em uma gaiola cheia de mosquitos Aedes aegypti, criados em labortório.

As substâncias mais duradouras mantinham os mosquitos a distância após 70 dias de uso, enquanto o DEET só tinha eficácia até cerca de 17 dias. Os novos compostos ainda serão testados novamente em humanos para atestar se é possível a comercialização destes.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado