Menu
Brasil

Pesquisa aponta redução de crimes de motivação econômica em SP

Arquivo Geral

16/03/2009 0h00

Os crimes de motivação econômica – roubos, thumb furtos e estelionato, physician entre outros – estão em queda na cidade de São Paulo. Essa foi a conclusão da pesquisa Evolução da Vitimização em São Paulo, viagra buy realizada pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) e divulgada hoje (16).


O estudo comparou os dados levantados em entrevistas domiciliares realizadas em 2003 e 2008. Os crimes com maior redução foram roubo de veículos, furtos de objetos pessoais e estelionato, que caíram mais de 10%.


De acordo com o cientista político da Universidade de São Paulo (USP) Leandro Piquet, a queda no número de crimes é uma tendência específica de São Paulo. Segundo ele, isso ocorreu por causa da redução do número de homicídios, que tem reflexo sobre outros delitos.


“Vejo São Paulo em uma posição muito mais confortável do que os outros estados. É o único estado com uma redução significativa no número de homicídios. E o homicídio tem um reflexo significativo no sistema criminal e de segurança pública”, disse Piquet. Ele atribui os resultados principalmente à ação policial ostensiva.


Já o coordenador da pesquisa, Naercio Menezes, acredita que fatores sociais são tão importantes na redução dos crimes quanto o policiamento. “As duas coisas contam, há um período de crescimento econômico e menor desigualdade de renda. Da polícia há um aumento de contingente, um aumento de prisões e um aumento de encarcerações”, afirmou.


Menezes ressaltou que muitas vezes as vítimas de roubos e furtos deixam de registrar ocorrência policial. “Muitas vezes o valor do bem que foi roubado é pequeno. Então as pessoas acham que não vale a pena fazer o registro”. Mas ele destacou que as registrar as ocorrências“é muito importante para ter estatísticas oficias críveis”.


Os dados da pesquisa apontam que apenas 18,5% das vítimas de roubos a residência e 19% dos que tiveram um objeto pessoal furtado procuraram a polícia. A exceção ocorre no caso dos furtos e roubos de veículos, quando 83% e 90% dos entrevistados vítimas desse tipo de crime disseram ter procurado a autoridade policial.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado