Menu
Brasil

Operação Roterdam desarticula grupo criminoso no Porto Seco Sul em Minas Gerais

Arquivo Geral

07/11/2007 0h00

A Polícia Federal realiza hoje a Operação Roterdam para desarticular uma organização criminosa que atuava no Porto Seco Sul, dosage em Minas Gerais.

Foram cumpridos 10 mandados de prisão – nove em Varginha e um em Valinhos – e 45 de busca e apreensão nos municípios de Varginha, Santa Rita do Sapucaí, Ilicínea e Belo Horizonte. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos também em Campinas, São Paulo e Valinhos, no estado de São Paulo.

De acordo com nota divulgada pela assessoria da Polícia Federal, o grupo praticava diversos crimes, como favorecimento ilícito a empresários e despachantes aduaneiros, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva e contrabando.

Segundo a Polícia Federal, os empresários tinham a certeza de que suas mercadorias seriam facilmente liberadas no Porto Seco Sul mediante pagamento de propina a auditores da Receita e despachantes.

A nota divulgada pela assessoria informa que a Polícia Federal constatou também que o permissionário do Porto Seco Sul de Minas realizava pagamentos a servidores públicos para que o esquema fraudulento fosse mantido. Há indícios de que o grupo criminoso começou a agir em 1997, início da atual permissão.

A operação é chamada de Roterdam como alusão ao maior porto do mundo, localizado na Holanda. O Porto Seco Sul de Minas tem acesso aos principais portos e aeroportos do país.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado