Nesta quarta-feira (4), a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) realizaram a Operação Ypervoli, que visa desmantelar uma organização criminosa envolvida em fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro em municípios do entorno do Distrito Federal (DF).
As investigações começaram após uma notícia-crime ser protocolada junto à Polícia Federal, indicando uso irregular de recursos públicos, incluindo suspeitas de ilegalidades na gestão da saúde municipal, manutenção e locação de equipamentos, e contratações públicas de obras. A análise conjunta da PF e da CGU identificou fraudes em mais de 100 contratos, com valores superiores a R$ 65 milhões.
Os desvios investigados prejudicam diretamente as políticas de saúde na região do entorno do DF, onde a população tem crescido mais rapidamente que em Brasília, mas o acesso aos serviços públicos não acompanhou essa demanda.
A Operação Ypervoli cumpriu 27 mandados de busca e apreensão no DF e em Goiás, além de um mandado de prisão preventiva e oito mandados de medidas cautelares. A ação envolveu 10 auditores da CGU e 114 policiais federais. Os envolvidos poderão responder por crimes como peculato, corrupção, fraudes em licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa.