Menu
Brasil

Novos passaportes serão testados a partir de dezembro

Arquivo Geral

27/07/2010 16h39

No final deste ano, deverão começar a ser emitidos os novos passaportes no Brasil. O documento, agora com chip, conterá informações biográficas e biométricas mais precisas além da foto com melhor qualidade, afirma a Polícia Civil.

A nova tecnologia será testada a partir de dezembro, inicialmente no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. O tecnologia chamada “e-passaporte”, é mais segura e eficiente. Segundo o chefe da Divisão de Documentos e Viagens do Ministério das Relações Exteriores, Eduardo de Mattos Hosannah, o chip dificulta o acesso aos dados e torna mais difícil a falsificação do documento.

O chip também promete agilizar o serviços de conferências nos aeroportos. Com mais rapidez e agilidade no processo de migração, os passageiros deverão ficar menos tempo nas filas. Existe a estimativa de que o turista seja liberado em até oito segundos, após a aplicação da nova tecnologia.

Apesar de todas as facilidades do novo passaporte, o passageiro irá arcar com os custos. Os valores e taxas para a emissão do documento deverão aumentar. Segundo a Polícia Civil, hoje, o passaporte custa R$156,07, mas este valor terá um reajuste a partir de dezembro. O orgão ainda não divulgou o valor deste aumento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado