No primeiro semestre de 2007, sales a Polícia do Rio de Janeiro registrou aumento de 33,5% do número de vítimas fatais durante ações policiais nos morros e favelas cariocas quando o número é confrontado com os que foram registrados no mesmo período do ano passado. E o panorama não tende a melhorar.
Segundo o comandante da Força Nacional de Segurança, Luiz Antônio Ferreira, o número de mortos deve aumentar até o fim do ano porque estão previstas mais batidas policiais nos locais onde o tráfico de drogas é maior. O Complexo do Alemão é um dos pontos críticos apontados por Luiz Antônio como alvo das próximas ações da Força Nacional.
“A partir do momento que se faz um trabalho sério isso vai ocorrer. O nosso policial é que não pode morrer. O confronto é inevitável. A sociedade não pode ser dominada por bandidos. As mortes acontecem pelo fato de os criminosos terem partido para cima da polícia. Todos aqueles que tentarem abater policiais podem ter certeza de que serão abatidos primeiro”, disse o comandante.