Menu
Brasil

Nível recua em todos os sistemas de abastecimento de água de SP, diz Sabesp

Agência Estado

24/09/2016 19h03

Atualizada

O nível de água armazenado em todos os sistemas de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo diminuiu neste sábado, 24, em relação aos patamares verificados na sexta-feira, 23, de acordo com boletim diário divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.<p><p>No sistema Cantareira, o volume armazenado recuou de 73,6% ontem para 73,4% neste sábado – o índice considera a cota de água presente no chamado volume morto. Desconsiderando a reserva técnica, o nível do Cantareira passou de 44,3% na sexta-feira para 44,2% neste sábado. O terceiro índice divulgado pela Sabesp para o Cantareira também caiu, de 56,9% para 56,8%.<p><p>O sistema abastece 8,1 milhões de habitantes das zonas norte, central, parte da leste e oeste da capital paulista e as cidades de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do sul. O manancial também atende parte de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.<p><p>A queda nos indicadores ocorre após um dia sem chuvas no manancial. No acumulado do mês de setembro, a Sabesp registrou 37,7 milímetros (mm) de pluviometria na região do Cantareira, o que representa 42,6% da média histórica mensal para a área, de 88,4 mm de precipitação.<p><p><b>Alto Tietê e Guarapiranga</b><p><p>O nível dos sistemas Alto Tietê e Guarapiranga também recuou de ontem para hoje. No caso do Alto Tietê, o volume armazenado passou de 39,7% para 39,6%. A região recebeu 0,1 mm de chuva nas últimas 24 horas, o que elevou a pluviometria acumulada no mês para 24,8 mm, ou 29,7% da média histórica, de 83,6 mm de precipitação em setembro.<p><p>No Guarapiranga, o nível das reservas caiu de 74,3% na sexta-feira para 74,1% hoje – segundo a Sabesp, o sistema não acumulou precipitação desde sexta-feira. Ao todo, o manancial já recebeu 27,6 mm de chuva desde o início de setembro, 34,8% da média histórica mensal de pluviometria, de 79,4 mm. <p><p><b>Outros sistemas</b><p><p>O volume armazenado no Alto Cotia recuou de 93,1% para 92,9%, enquanto o nível do sistema Rio Grande caiu de 76,4% para 76,3%. Já no sistema Rio Claro, os reservatórios operam hoje com 72% de sua capacidade, ante 72,5% ontem. <br /><br /><b>Fonte: </b>Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Nível recua em todos os sistemas de abastecimento de água de SP, diz Sabesp

    Agência Estado

    24/07/2016 19h02

    Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas

    O nível dos seis sistemas de abastecimento de água da capital paulista e da Grande São Paulo recuou neste domingo, 24, de acordo com dados atualizados nesta manhã pela Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp).

    No sistema Cantareira, o volume de água armazenada caiu de 76,6% no sábado, 23, para 76,5% neste domingo, 24, de acordo com o índice que considera a cota de água armazenada no chamado volume morto – sem levar em conta a reserva técnica; o nível do Cantareira manteve-se estável em 47,3%.

    O Cantareira abastece 8,1 milhões de habitantes das zonas norte, central, parte da leste e oeste da capital paulista e os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul. O Cantareira ainda atende parte de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.

    A queda ocorre após mais um dia sem chuvas na região do manancial. Desde o início do mês, o sistema acumula 5,6 milímetros (mm) de pluviometria, o que corresponde a 11,2% da média histórica mensal de chuvas na área, de 49,8 mm.

    Alto Tietê e Guarapiranga

    No sistema Alto Tietê, o nível dos reservatórios recuou de 45,1% ontem para 44,9% hoje. Apesar da diminuição, o manancial recebeu 0,2 mm de chuva nas últimas 24 horas – agora, a pluviometria armazenada totaliza 6,5 mm neste mês, o que equivale a 12,8% da média histórica de precipitação em julho, de 49,3 mm.

    Já o sistema Guarapiranga opera com 86,1% de sua capacidade hoje, 0,3 ponto porcentual (p.p.) abaixo do índice de ontem. A Sabesp não constatou o acúmulo de chuva na região nas últimas 24 horas e, com isso, a pluviometria armazenada no manancial continua em 10,2 mm, ou 24% da média histórica mensal, de 42,5 mm.

    Outros sistemas

    No Alto Cotia, o nível dos reservatórios caiu de 98,9% para 98,6%, enquanto no sistema Rio Grande, as reservas operam hoje com 78,6%, ante 78,8% ontem. O sistema Rio Claro, por sua vez, foi o que apresentou o maior recuo em termos porcentuais, passando de 89,1% ontem para 88,4% hoje, queda de 0,7 p.p.
    Fonte: Estadao Conteudo

      Você também pode gostar

      Assine nossa newsletter e
      mantenha-se bem informado