Rússia e Espanha decidem neste domingo o título do Torneio Europeu feminino de basquete. As duas equipes venceram seus respectivos compromissos pelas semifinais deste sábado e garantiram vagas na decisão, na qual a vencedora ainda assegura vaga para as Olimpíadas de Pequim.
Na primeira semifinal, as russas mostraram força e passaram pela Letônia por 67 x 36 (27 x 21 no intervalo). As comandadas do técnico Ainars Zvirgzdins até assustaram ao vencerem o primeiro quarto por 17 x 16, mas as vice-campeãs mundiais acertaram a marcação e reagiram com estilo, virando o jogo com facilidade nos três períodos seguintes.
Mesmo assim, a Letônia ainda contou com a principal cestinha da partida, Anete Jekabsone-Zogota, com 18 pontos. Mais regular, a favorita Rússia respondeu com Olga Arteshina, que voltou a ser o maior destaque da equipe ao anotar 16 pontos.
Na partida seguinte, com menos facilidade, a Espanha passou por Belarus por 70 x 54, com placar de 33 x 30 no intervalo. Apesar das dificuldades sofridas nos dois primeiros quartos da partida, as ibéricas construíram uma vantagem de dez pontos (50 x 40) no terceiro período, para então administrarem o confronto.
O grande nome do jogo foi o da espanhola Anna Montañana, que deixou a quadra com 14 pontos e quatro assistências para o time comandado pelo técnico Evaristo Pérez. Do lado de Belarus, Tatuyana Troina marcou dez pontos e foi a principal pontuadora.
Neste domingo, russas e espanholas decidem o título e a vaga européia, com Letônia e Belarus lutando pelo terceiro lugar e com Lituânia e República Tcheca pelo quinto. Vale lembrar que o continente ainda destina vagas do segundo ao quinto lugares para a repescagem mundial para os Jogos Olímpicos de 2008.