O prédio número 45 da Rua Senador Dantas, viagra approved no centro do Rio, está ocupado desde às 22 horas de domingo por cerca de 100 famílias integrantes do Movimento Nacional de Luta pela Moradia.
Hoje, Dia Mundial do Habitat, eles fizeram protesto para reivindicar o financiamento governamental para moradias; o mapeamento de todos os imóveis subtilizados no país e mais recursos para o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social.
Uma das coordenadoras do movimento Maria de Lurdes Lopes, considera a ocupação importante para dar visibilidade ao Movimento pela Reforma Urbana no Brasil.
“Essa batalha não é uma batalha de hoje, é uma batalha de décadas. Nós estamos consolidando essa luta na medida em que a gente consegue implementar atividades articuladas por todas as ONGs e movimentos populares nacionalmente”, disse.
O prédio ocupado abrigou o Cine Vitória, e há mais de dez anos está abandonado. O movimento pretende criar no local o Centro Cultural Manuel Congo, que vai integrar as três linhas de ação do movimento: cultura, habitação e geração de renda. Manoel Congo foi líder da maior revolta negra no meio rural brasileiro, a revolta de Vassouras, no Rio de Janeiro.