Menu
Brasil

Morcegos que seriam procedentes do Brasil transmitiram raiva a gado uruguaio

Arquivo Geral

30/10/2007 0h00

Cerca de cem cabeças de gado bovino morreram de raiva após serem mordidas por morcegos, buy aparentemente procedentes do Brasil, ed e as autoridades uruguaias estão vacinando funcionários que entraram em contato com os animais mortos, informaram hoje fontes oficiais.

“Tudo faz pensar que se trata de casos de raiva transmitida por morcegos”, afirmou Francisco Muzio, diretor-geral dos Serviços Pecuários do Ministério de Pecuária, Agricultura e Pesca.

Para prevenir possíveis contágios, as autoridades do Ministério da Saúde Pública do Uruguai começaram a vacinar produtores, peões e veterinários da região que entraram em contato com os animais contagiados.

Muzio se reuniu entre segunda-feira e hoje com 200 pequenos produtores rurais do departamento de Rivera, 500 quilômetros ao norte de Montevidéu, na fronteira com o Brasil.

Até agora, 17 pequenos estabelecimentos rurais, localizados em um raio de 35 quilômetros, registraram morte de cabeças de gado.

“Não há morcegos no Uruguai, mas podem ter chegado do Rio Grande do Sul, onde o problema da raiva transmitida por este tipo de morcegos é endêmica”, acrescentou o funcionário.

Muzio disse que foram enviadas amostras a laboratórios de Montevidéu e também “a um centro de referência” em São Paulo, “para confirmar as suspeitas”.

Técnicos do ministério e da secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul se reúnem hoje em Santana do Livramento para analisar o caso.

O morcego morde o gado e o contagia com a raiva, que afeta o sistema nervoso central e mata o animal.

“O risco de possível transmissão a humanos é mínimo, mas, para prevenir, iniciamos a vacinação”, acrescentou Muzio.

A forma de contágio aos humanos pode ser através do contato com a saliva dos animais doentes ou que o vírus ingresse no organismo humano devido a algum ferimento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado