Menu
Brasil

Mineiros atingidos pela chuvas tentam salvar seus pertences

Até o momento, cerca de 13.3734 pessoas estão desalojadas e 3.409 desabrigados, segundo a Defesa Civil

Geovanna Bispo

10/01/2022 15h22

DOUGLAS MAGNO / AFP

Entrando na terceira semana seguida de fortes chuvas, o estado de Minas Gerais tem passado por enchentes, deslizamentos, desabamentos, pessoas ilhadas e mortes. Nesta segunda-feira (10), subiu para 145 o número de cidades que decretaram situação de emergência em razão dos temporais.

Até o momento, cerca de 13.3734 pessoas estão desalojadas e 3.409 estão desabrigados, segundo a Defesa Civil. Além desses, cerca de 19 pessoas morreram em decorrência das chuvas, considerando os dez óbitos causados pela queda de uma rocha de um cânion em Capitólio.

Carregando colchões, máquinas de lavar, fogões, televisões e botijão de gás, a população de Juatuba, por exemplo, tem tentado salvar o pouco do que restou de suas casas e vidas submersas. Juatuba é uma das 145 cidades em situação de emergência.

Segundo o governador Romeu Zema, a previsão é de que a chuva dê uma trégua nos próximos dias. “A boa notícia é que nos próximos dias muito provavelmente a chuva vai parar. Mas nesse momento a tendência é que o número de cidades venha inclusive a subir porque a chuva continua”, disse em entrevista à CNN.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), na madrugada desta segunda, a chuva continuou, atingindo 2,5 metros de altura e causando transbordamento no Rio da Velhas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado