A Microsoft lançou hoje uma nova plataforma para guardar e compartilhar historiais médicos através da internet, ed em uma tentativa de facilitar aos usuários a gestão de seus dados médicos, sempre sob o compromisso de privacidade.
A empresa, com sede em Seattle, anunciou hoje que o novo programa, chamado “HealthVault”, pode ser descarregado gratuitamente e permite aos usuários criar uma conta na qual ficará registrado seu histórico médico.
Atrás da iniciativa está a tentativa de ajudar os usuários a tramitar sua informação médica em um sistema de saúde tão complexo como o americano, no qual intervêm muitos agentes.
“O ecossistema de saúde de hoje em dia obriga os usuários a navegar em uma rede complexa de interações desligadas entre provedores, hospitais, companhias de seguros e inclusive agências governamentais”, disse hoje Peter Neupert, vice-presidente corporativo de Health Solutions Group da Microsoft.
Microsoft se aliou com outros parceiros dentro da indústria médica, como a American Heart Association, Johnson & Johnson e o Hospital Presbiteriano de Nova York, e também com parceiros tecnológicos, como Texas Instruments ou Bio-Imaging Technologies.
Além de tramitar os dados, os usuários poderão consultar questões de medicina comum, como a perda de peso e os tratamentos de doenças como o diabetes.
“Este lançamento torna possível a coleta de dados médicos privados do povo em seus termos adequados para que as companhias da indústria de saúde proporcionem ferramentas e serviços compatíveis”, acrescentou Neupert.