Menu
Brasil

MG segue em alerta de fortes chuvas após fim de semana de temporais

Entre as cidades que sofreram com as fortes precipitações estão Uberlândia, Delfinópolis, Alfenas, Jacutinga, Poços de Caldas e Capitólio

FolhaPress

17/01/2022 18h08

Chuvas deixam rastro de destruição no município de Raposos em Minas Gerais. Foto: Douglas Magno/ AFP

A região de Minas Gerais sofreu com os fortes temporais nas últimas semanas e parte do estado ainda está em alerta de riscos potenciais por conta de chuvas intensas, segundo o InMet (Instituto Nacional de Meteorologia). Na capital mineira, as chuvas continuam ao longo de toda a semana.

Entre as cidades que sofreram com as fortes precipitações estão Uberlândia, Delfinópolis, Alfenas, Jacutinga, Poços de Caldas e Capitólio, onde uma rocha caiu e matou dez pessoas na semana passada.

Imagens que passaram a circular nas redes sociais no domingo (16) mostram carros sendo arrastados pela água das chuvas em Uberlândia. A Prefeitura da cidade criou uma força-tarefa emergencial para diminuir os impactos da chuva. A limpeza começou no mesmo dia e seguiu na manhã desta segunda-feira (17).

Segundo as autoridades, o asfalto da avenida Rondon Pacheco, que cruza o centro da cidade, chegou a ser danificado. A orientação é buscar rotas alternativas. Apesar do alerta para a região onde se encontra a cidade, o InMet indica que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas entre hoje e amanhã.

Também no domingo, as chuvas destruíram parte da BR-381, no município de Nova Era, a 140 quilômetros de Belo Horizonte. Na capital mineira, uma cratera se abriu na avenida Cristiano Machado, uma das principais vias da cidade, segundo informações da rádio Itatiaia.

Segundo o InMet, nas estações de Ibirité (Rola Moça) e Belo Horizonte (Cercadinho) foram registrados no período acumulados de chuvas de 360,0 mm e 329,8 mm respectivamente. A previsão para os próximos dias é que o estado tenha acumulados de chuva na faixa de 30 mm a 70 mm.

Em Belo Horizonte, as chuvas devem continuar durante a semana. No próximo sábado (22), o tempo deve ficar nublado, mas não chove. As chuvas devem voltar na segunda (24) e deverão dar uma trégua em Uberlândia durante o fim de semana. Na cidade de Nova Era, no entanto, a previsão é de que o tempo continue fechado nos próximos dias.

Apesar das chuvas nesta região do estado, o tempo no norte de Minas Gerais vai seguir firme e quente. De acordo com o Climatempo, a semana já começa com o aparecimento do sol tanto no norte mineiro quanto no sul baiano. A expectativa é que esse tempo ajude no escoamento da água que acumulou na região nas últimas semanas devido aos temporais.

Durante o período, mais de 12 mil pessoas tiveram que deixar as casas em Minas Gerais. Desde outubro, a Defesa Civil contabiliza 25 mortos por conta das enchentes no estado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado