A divisão da McLaren é uma das saídas estudadas pelo grupo para resolver as diferenças entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton, cuja rivalidade afeta o ambiente dentro do time. Segundo a agência EFE, a escuderia de Woking venderia parte de seus direitos à montadora alemã Mercedes e o resto seria transferido para a Prodrive, equipe comandada pelo britânico David Richards.
Nesta negociata, Ron Dennis e Lewis Hamilton seriam manejados para a Prodrive, enquanto Fernando Alonso ficaria como piloto da Mercedes. Com o fim da McLaren, entre outras coisas, desapareceria também a obrigação do time de pagar a multa de R$ 182 milhões de reais conferida como punição pelo escândalo de espionagem.
A solução também estaria em conformidade com os anseios do Banco Santander, instituição espanhola que patrocina a McLaren. A empresa ibérica ficaria atada a Fernando Alonso e colocaria o logo do Abbey Bank, propriedade sua, nos carros da Prodrive. Para que todo este movimento seja concretizado, as partes aguardam o novo Pacto de Concórdia – acordo entre as equipes que define as regras da Fórmula 1.
A Fórmula 1 está para definir seu conceito de “Construtor”, polêmica que vem se arrastando desde o começo da temporada, quando a Spyker acusou a Super Aguri e Toro Rosso de usarem chassis de, respectivamente, Honda e Red Bull. Esta decisão é de todo interesse da Prodrive, pois esta usaria o carro que a McLaren ou Mercedes fizer para a temporada de 2008.
No entanto, a publicação do Pacto de Concórdia é apenas um dos entraves aos planos da Prodrive. Isto porque Ferrari, BMW e Williams formam uma frente de oposição à equipe de David Richards, alegando que esta será uma competidora e que não pode somar pontos no Mundial de Construtores.
Enquanto a definição não vem, o foco da McLaren é no Mundial de Pilotos de 2007. Neste fim de semana, na China, Lewis Hamilton pode se sagrar campeão. Isto pode ocorrer se Fernando Alonso e o ferrarista Kimi Raikkonen tiverem um resultado ruim, pois o inglês soma 107 pontos,