Massa e Barrichello são nomes que já fizeram história nas 500 Milhas. Na época com apenas 14 anos, o piloto da Ferrari integrou a equipe campeã da corrida pioneira de 1997, feito que repetiria em 2002. Barrichello, no entanto, se transformaria ao lado do parceiro Tony Kanaan no maior vencedor de todos os tempos. Juntos, os dois conquistaram a prova em seis ocasiões.
“Na Fórmula 1, o favorito continua sendo Fernando Alonso. Na Granja, Rubinho é o cara a ser batido”, reconhece Massa, mais rápido nos dois primeiros dias da pré-temporada do Mundial 2007 da principal categoria do automobilismo mundial.
Equipados com motor Honda GX 390 de quatro tempos, 74 karts, limite estabelecido pelo comprimento do traçado, alinharão no grid. Destes, 15 – liderados pelos pilotos mais conhecidos – já têm vaga garantida no Top Qualifying, sistema de classificação ao qual se juntarão os 10 melhores na sessão classificatória dividida em dois grupos. Os 25 pilotos voltarão ao circuito para decidir quem é o mais rápido em uma única volta lançada. No ano passado, a pole ficou com Massa.
Rubinho e Kanaan estão inscritos em dois karts. No de número 72, ao lado de Felipe Giaffone e o norte-americano Dan Wheldon, da Fórmula Indy; no 71, terão como companheiros os paranaenses Augusto Farfus Jr., terceiro colocado no Campeonato Mundial de Turismo de 2006, e o kartista Pedro Bianchini. Massa, por sua vez, integra a equipe completada por Ruben Carrapatoso, da Stock Car, Rafael Daniel, da Stock Light, e João Paulo Bertuccelli, outro veterano da conquista de 1997. Nelsinho, por sua vez, corre com seu primo Rodrigo Piquet, Felipe Nars e Clemente Faria Jr.
As equipes dos pilotos da Fórmula 1 já estão garantidas no top qualifying, que acontece às 15h desta sexta-feira. Além dos 14 karts convidados, a definição do grid terá a participação de outros 10 times mais rápidos nas classificações anteriores. A largada será à meia noite de sábado e a previsão é de que a prova dure até as 10h30 da manhã de domingo.