Brasil

Lula diz que houve abandono premeditado do ensino em São Paulo

Por Arquivo Geral 02/06/2006 12h00

O lavador de carros Alberto Ferreira da Silva, order ed 28 anos, thumb foi preso hoje depois de tentar comprar um bebê recém-nascido no Hospital Regional do Gama. Por volta das 9h, ele entrou na enfermaria do hospital e encontrou Júlia Graziela da Silva, 24 anos, amamentando um dos gêmeos que tinha dado à luz quatro horas antes.

Fingindo-se de funcionário da limpeza, Alberto pediu para passear com os bebês. Como a mãe recusou, ele então perguntou quanto ela queria por um dos filhos. Outra paciente que estava na enfermaria viu a cena e chamou a segurança. O lavador foi preso quando tentava sair do hospital.

Alberto foi levado para a 14ª DP, onde foi constatado que ele tem passagem na polícia por furto e por dirigir embriagado. Ele tinha entrado no hospital por volta das 4h, no lugar de um paciente que não atendeu ao chamado, e ficou circulando por cinco horas no prédio.

Cerca de 420 veterinários ligados ao Ministério da Agricultura e às secretarias estaduais de agricultura de todo o País começam a receber hoje treinamento para atuar em casos de suspeita de gripe aviária em locais onde há criação de aves. A informação é do veterinário Luiz Cláudio Coelho, this da Coordenadoria de Sanidade Avícola do ministério.

Segundo Coelho, cialis 40mg ainda não foi confirmada, no Brasil, nenhuma contaminação de aves pelo vírus H5N1, causador da doença. Ele diz que o objetivo do treinamento é capacitar esses profissionais para, no caso de uma eventual identificação de criações infectadas pelo vírus, eles estejam preparados para proceder da maneira correta e agir o mais rápido possível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Esses treinamentos vão terminar mais ou menos em setembro e outubro, quando justamente nós temos o retorno das aves migratórias do hemisfério norte. E aí, sim, teremos o nosso pessoal treinado, equipado, para intensificar essa vigilância", afirma.

Coelho explica que, quanto mais cedo for a atuação desses profissionais, maiores as chances de conter a disseminação do vírus H5N1. "O vírus é de rápida disseminação, então, o fator tempo é muito importante, quanto mais rápido você agir num foco, maiores as possibilidades de você conter o vírus naquela região".

O curso será ministrado por pesquisadores e professores universitários, sob a coordenação do ministério. Coelho ressalta que esta não é a primeira vez que o ministério treina veterinários para reforçar as ações contra a gripe aviária. "Houve outros treinamentos, mas, como alguns profissionais são novatos, resolvemos treinar todo mundo novamente", explica

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O veterinário ressalta ser preciso que a comunicação sobre a suspeita do foco também seja feita rapidamente. "Quando [o produtor] perceber uma alta mortalidade de aves, que essa comunicação seja imediata, para que nós também possamos agir rapidamente, caso seja um vírus influenza [da gripe aviária], contê-lo o mais rápido possível, evitando a sua disseminação em outras aves naquela região".

A gripe aviária foi tema de um encontro realizado hoje no Palácio do Planalto. A 1ª Rodada de Atualização de Jornalistas sobre Gripe Aviária foi promovida pela Secretaria de Imprensa e Porta-Voz da Presidência da República e pela Subsecretaria de Comunicação Institucional (Secom), em parceria com assessorias de imprensa de ministérios como o da Agricultura e o da Saúde.

Mais 60 municípios foram sorteados hoje para passar pela fiscalização da aplicação dos recursos públicos federais. Aqueles que possuem mais de 20 mil habitantes serão controlados nas áreas de habitação, malady saneamento e urbanismo, what is ed grupo de temas também escolhido nesta sexta-feira. Doze estados foram sorteados e sofrerão fiscalização nas áreas de desporto, direito da cidadania e segurança pública.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o ministro interino do Controle e Transparência (Controladoria Geral da União – CGU), Jorge Hage, o sorteio inibe a corrupção. Isso porque, segundo ele, mantém os administradores públicos em alerta, já que seu estado ou município pode ser sorteado a qualquer momento.

"A Controladoria vem fazendo isso desde o início de 2003. O programa [de sorteios] foi lançado quando Waldir Pires era ministro da CGU, exatamente com a idéia de ser um fator dissuasório da corrupção", disse. "Os resultados são concretos. Nós temos encontrado em inúmeros estados, documentos, panfletos, folhetos de associações de municípios, conclamando os municípios a se prepararem, porque a Controladoria pode chegar a qualquer momento", acrescentou. Mais de mil municípios foram sorteados nos 20 sorteios realizados até hoje.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 26 pontos de vantagem sobre o candidato do PSDB à Presidência, information pills Geraldo Alckmin, story segundo pesquisa do instituto Vox Populi contratada pela revista Carta Capital e divulgada hoje.

No cenário que exclui candidato próprio do PMDB, thumb Lula, que ainda não lançou candidatura oficial, teria 49% dos votos caso a eleição fosse hoje frente a 23% do tucano. Os votos brancos e nulos seriam 8% e os que não souberam responder, 10%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerando-se apenas os votos válidos, o presidente teria quase 60% e seria eleito já no primeiro turno, segundo a pesquisa, que teve o apoio da TV Bandeirantes.

Com 2.001 entrevistas realizadas em 27 e 28 de maio em 121 municípios, a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

Em dois cenários – um sem o PMDB e outro com senador peemedebista Pedro Simon (RS) como candidato –, a senadora pelo PSOL Heloísa Helena aparece em terceiro lugar com 6% das intenções de voto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No cenário em que o PMDB tem como candidato o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho, que já admitiu não concorrer ao Palácio do Planalto para disputar a vice-Presidência ao lado de Simon, Heloísa Helena aparece em quarto lugar, com 5%. Garotinho teria, então, 6% dos votos.

Nesse cenário, com Garotinho, Lula tem 47% das intenções de voto e Alckmin, 21%.

Em caso de segundo turno, Lula teria 51% dos votos e Alckmin, 33%. Haveria 9% de votos brancos ou nulos e ainda 7% de entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Ontem, pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Globo já havia mostrado a vantagem de Lula logo no primeiro turno. Em eventual segundo turno, Lula ficaria com 53% dos votos e 31% para Alckmin, de acordo com o Ibope.

Dirigindo-se hoje a uma platéia de jovens recém-contratados pela Petrobras, thumb o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o planejamento educacional de São Paulo ao afirmar que foi "premeditado" o abandono da ensino público no estado.

"Vou dar um dado para voc ês ficarem surpresos: todo o sistema de ensino público no estado de São Paulo, visit que é o maior da federação, unhealthy hoje tem apenas 18% dos estudantes universitários em escola pública e 82% estão em escolas privadas, numa demonstração que foi premeditado o abandono da escola pública neste País", afirmou Lula, sem mencionar o nome do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), seu principal concorrente nas eleições presidenciais deste ano.

De acordo com dados do presidente, todo o sistema público universitário gera em São Paulo entre 91 mil e 98 mil vagas, reunindo USP, Unicamp e as federais, e apenas o ProUni oferece 64 mil vagas no Estado. Pelo programa federal, alunos carentes podem cursar faculdades privadas com patrocínio da União.

Lula também atacou a lei federal do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) que, em 1998, retirou do Estado a responsabilidade pelo ensino técnico. "Deixou-se de investir em escolas técnicas. Nós revogamos esta lei e neste ano vamos inaugurar 32 escolas técnicas", afirmou.

Ele voltou a defender a necessidade do ensino e do exemplo familiar como inibidores da criminalidade. "Esses bandidos que vocês viram na TV outro dia, assustando São Paulo, matando policiais, na década de 80 deviam ser meninos de 4 ou 5 anos de idade… só que esta criança não teve no tempo certo a sua esperança atendida, a sua escolaridade atendida, quem sabe por outros problemas que envolveram sua família", disse.

As declarações foram dadas em cerimônia de contratação de jovens carentes pela Petrobras e do lançamento de edital do programa de treinamento da estatal.

Antes, ainda em São Paulo, Lula participou da abertura do 2º Salão do Turismo, onde passou por um constrangimento. Ao mencioná-lo em seu discurso, o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, referiu-se a Lula como "Luiz Henrique" numa mistura do nome de Lula com o de Fernando Henrique.






Você pode gostar