Um jovem de 19 anos, que estava preso por matar três pessoas em acidente de trânsito em dezembro de 2009, foi colocado em liberdade por decisão do desembargador do Superior Tribunal de Justiça, Haroldo Rodrigues. O desembargador concedeu liminar por alegar falta de fundamentação da decisão da justiça catarinense.
O jovem era mantido preso em cela especial do Presídio Especial de balneário Camboriú, em Santa Catarina. A liberdade do jovem será mantida até o julgamento do habeas corpus, feito pela Sexta Turma do STJ.
O acidente ocorreu em 20 de dezembro de 2009. Lucas Spernau dirigia uma camionete quando bateu em um táxi com quatro ocupantes. Os passageiros Edival Oliveira Dias e Simone Machado morreram no local. O taxista Natalino Amaral Gomes morreu a caminho do hospital. A outra ocupante se encontra em estado grave no hospital.
Ele foi preso em flagrante logo após o acidente, mas uma liminar concedida no Tribunal de Justiça catarinense o colocou em liberdade. O que levou à nova prisão, razão do pedido de habeas corpus ao STJ.