Baseada em uma foto do volante da McLaren e em imagens filmadas do cockpit do momento em que o carro de Lewis Hamilton começa a desacelerar na oitava volta do GP do Brasil de Fórmula 1, a versão de que o novato teria sem querer apertado o botão que aciona o ponto morto no carro foi contestada pelo jornal espanhol El Pais.
De acordo com a publicação, o reserva do time Pedro de la Rosa disse que é praticamente impossível apertar o botão de reset do carro por distração. Citando técnicos da McLaren, o jornal defende a tese de que a causa do problema é hidráulica.
O sistema hidráulico do monoposto da escuderia permite que se ative os câmbios de velocidade. Hamilton teria passado cerca de 30 segundos tentando subir sua velocidade, sem sucesso. A pane então só foi resolvida quando Hamilton decidiu reduzir a velocidade.
Por conta do erro, Hamilton caiu da sexta para a 18ª posição na corrida. Buscando a recuperação no restante da prova, ele foi o sétimo colocado, posição insuficiente para evitar o título do vencedor Kimi Raikkonen.