Menu
Brasil

Jobim diz que solução rápida da crise aérea passa por recomposição da diretoria da Anac

Arquivo Geral

04/10/2007 0h00

A solução da crise área precisa de “um pouco mais de pressa” mas, store para isso, visit web é necessária a recomposição da diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A avaliação é do ministro da Defesa, Nelson Jobim, que participou hoje de entrevista a emissoras de rádio parceiras da Radiobrás.

“Mas já está dentro das expectativas de regularização do sistema. Vamos ter alguns dificuldades nos primeiros dias de outubro devido à implantação da nova malha aérea e ajustamentos”.

O ministro acrescentou que a Anac e a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero ) não fizeram um planejamento para atender o aumento da demanda dos usuários com a redução, nos últimos anos, dos preços das passagens aéreas. “Não havia efetivamente, temos que fazer uma mea culpa, um planejamento para atender essa perspectiva de demanda.”

Com a renúncia de quatro diretores da Anac, o único que permanece na diretoria é o presidente da agência Milton Zuanazzi. Os diretores não podem ser demitidos e só deixam o cargo em caso de renúncia ou de processo administrativo ou judicial.

Ontem, Jobim, encaminhou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais uma indicação para a diretoria da Anac, o engenheiro de infra-estrutura aeronáutica Cláudio Pinto Alves. O ministro já havia encaminhado ao presidente Lula outras três indicações: a do brigadeiro-engenheiro Allemander Pereira Filho; a da economista Solange Vieira; e a do também economista Marcelo Pacheco dos Guaranys.

“O entendimento que temos é de que no momento em que tivermos a posse de três novos membros, o doutor Milton [Zuanazzi] tomaria outro rumo, afastar-se-ia. Minhas relações com ele são boas. Não somos amigos, mas temos relações institucionais importantes e se realizam sem problemas”.

O ministro garantiu que há segurança no sistema aéreo. “Temos a segurança do sistema, mas ainda não conseguimos ter a percepção das pessoas de que o sistema é seguro. Essa percepção se dará pela regularidade, a pontualidade e pela eficácia do sistema. Temos a possibilidade de circulação doméstica muito forte e essa circulação é o que nos preocupa”.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado