São poucas as oportunidades do torcedor brasileiro testemunhar de perto uma performance do triplista Jadel Gregório. Nesta quinta-feira, ele terá uma destas raras oportunidades com a participação do paulista no Grande Prêmio de São Paulo de Atletismo, a partir das 13 horas, no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera.
Esperança de medalha brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim, Jadel disputa seu quarto meeting no país após os tradicionais oito meses de treinamento e competição no exterior. Ele venceu em Uberlândia (16,86m) e Fortaleza (16,74m), mas teve de se contentar com o vice no Rio de Janeiro.
No último final de semana, o cubano David Girat interrompeu a seqüência de domínio do brasileiro, batendo Jadel por apenas 1 centímetro (17,27m contra 17,28m). No que depender do paulista, a história nesta quinta será diferente.
“Quero entrar para ganhar, mas se eles saltarem melhor do que eu…”, diz, lembrando o nível da concorrência. “Para esta competição em São Paulo temos praticamente os finalistas olímpicos. É praticamente uma final olímpica, mas vou entrar para ganhar, este é o meu objetivo”, promete.
A concorrência de Jadel na capital paulista inclui novamente Girat, além dos norte-americanos Kenta Bell, Allen Simms e Aarik Wilson, os cubanos Yoandri Betanzos e Osniel Tosca, o equatoriano Hugo Chila, Randy Lewuis, de Granada, e Leevan Sands, das Bahamas. Mas ele não se intimida. Pelo contrário, quer mais que todos dêem seu máximo e, para isso, até convidou os adversários para treinarem com ele na pista do Clube Pinheiros na véspera da competição.
“Na pista somos adversários, mas fora dela todos somos amigos. Minha preocupação não é com eles, é comigo mesmo”. O sempre animado Bell não desmente a teoria. Pouco antes de voltar para o hotel, fez o pedido ao amigo. “Fala bem de mim porque falei de você (no Rio)”, brincou.
Pré-classificado para os Jogos chineses (atingiu o índice A em março de 2007), Jadel ainda não está no estágio ideal para competições e tem como principal preocupação acertar os detalhes técnicos de seus saltos. Apesar disso, sua confiança para a volta ao topo dentro de seu país é total e a prata carioca é vista como conseqüência das condições de disputa.
“Não foi uma surpresa. Como competi o salto em distância de manhã e logo em seguida o triplo, fiquei praticamente 5 horas na pista, em baixo do sol, sem almoçar”, lembra. “Já sabia o risco que estava correndo, mas como meu objetivo não é só ganhar a competição e sim treinar e acertar o que precisa acertar, meu objetivo foi concluído naquela competição, mesmo não tendo vencido”.
A prova de Jael é uma das últimas da programação paulista, começando apenas às 16h30. Antes dele, muitos outros destaques nacionais e estrangeiros vão competir.
Entre as pratas da casa estão as saltadoras Maurren Maggi e Keila Costa (em distância) e Fabiana Murer (com vara), o fundista Marílson Gomes dos Santos (5.000m), todos pré-classificados para Pequim (Marilson na maratona e nos 10.000m). A legião estrangeira inclui o norte-americano Bryan Clay, atual campeão mundial indoor de heptatlo, campeão mundial outdoor em 2005 no decatlo e vice-campeão olímpico em Atenas-2004. Aos 28 anos, ele correrá os 100m e 110m com barreiras e também disputará o lançamento de dardo.
Outros destaques internacionais são Joshua Johnson e Nesta Carter, também nos 100m, e o cubano Anier Boué, no lançamento de dardo. OGP de São Paulo desta quinta-feira marca o retorno da cidade de São Paulo ao circuito internacional de meetings oficiais da IAAF.
O ciclo de meetings no Brasil termina neste domingo com a disputa do GP de Belém (PA).
< !-- /hotwords -- >