Menu
Brasil

Indonésia adverte para <i>grave ameaça</i> da gripe aviária

Arquivo Geral

12/09/2007 0h00

O ministro do Bem-Estar Social da Indonésia, here Aburizal Bakrie, advertiu hoje que a gripe aviária é uma grave ameaça para muitos países, não só a Indonésia, no encerramento de um encontro de especialistas para prevenir a disseminação da doença.

O chefe do Serviço Nacional de Prevenção da Gripe Aviária (Komnas), Bayu Krisnamurthi, assegurou que “a ameaça de uma pandemia global é real. É vital que desenvolvamos alianças internacionais para combatê-la”.

Segundo Bakrie, “o número de mortos pela gripe aviária é relativamente pequeno (85 desde o final de 2003 na Indonésia e 200 no mundo todo) se compararmos com outras doenças como a tuberculose. No entanto, esta doença afetou enormemente os setores social e econômico”.

O ministro lembrou que milhares de aves, na maioria frangos, morreram por causa da doença e muitas mais tiveram que ser sacrificadas. Também foram investidos milhões de dólares em campanhas de prevenção.

As declarações foram feitas na ilha de Bali, durante o encerramento do “Encontro do Governo da Indonésia com os principais parceiros em Gripe Aviária e Preparação para a Pandemia”. No evento, 150 especialistas internacionais revisaram a evolução da doença e debateram as estratégias de prevenção.

O encontro teve a participação do coordenador das Nações Unidas para a Gripe Aviária, David Nabarro. Também estiveram representantes de ONG, embaixadas e outras organizações envolvidas no combate à expansão da gripe aviária.

A Indonésia é o país do mundo com maior número de vítimas por causa da gripe aviária, detectada em aves em 31 das 33 províncias do país e em humanos em 12 províncias.

A doença conta tem índice de morbidade de 78% em casos confirmados na Indonésia e se transformou em endemia nas ilhas de Java, Sumatra, Bali, e no sul das Célebes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado