Menu
Brasil

Governo mantém realização do CNU no Rio Grande do Sul neste domingo (5)

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos afirmou que serão adotados esforços para garantir a participação dos candidatos

Redação Jornal de Brasília

02/05/2024 22h25

Atualizada 03/05/2024 0h00

Esta foto divulgada pela Secretaria de Comunicações do Rio Grande do Sul (Secom) mostra o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (2-R), participando de uma reunião com o governador do Rio Grande do Sul (fora de quadro) na Base Aérea de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, em 2 de maio de 2024. – Lula da Silva visitou o sul do país na quinta-feira, onde o número de mortos em enchentes causadas por chuvas torrenciais subiu para 13. Enquanto as equipes de resgate continuavam a busca por cerca de 21 pessoas dadas como desaparecidas entre as ruínas de casas, pontes e estradas desabadas, as autoridades do estado do Rio Grande do Sul declararam estado de emergência. (Photo by Mauricio TONETTO / SECOM-RS / AFP)

O governo federal confirmou nesta quinta-feira (2) a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, em todo o país, no próximo domingo (5).

Em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o governo passou a monitorar a logística para a realização do certame no estado. Nas redes sociais, a realização do concurso foi questionada por candidatos que farão as provas no Rio Grande do Sul, estado que está em situação de calamidade. Em entrevista a jornalistas esta semana, o governador do estado, Eduardo Leite, chegou a propor um adiamento da aplicação das provas no estado. A mesma solicitação foi feita por parlamentares gaúchos.

Em nota, além de confirmar a aplicação das provas, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos afirmou que serão adotados esforços para garantir a participação dos candidatos do estado.

“O governo federal envidará todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos, em diálogo com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes”, afirmou a pasta.

No Rio Grande do Sul, são pouco mais de 80 mil candidatos inscritos, que farão provas em dez cidades, incluindo Santa Maria e Santa Cruz do Sul, que estão entre os municípios mais afetados.

Segundo o MGI, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das Forças Armadas vão atuar para garantir a normalidade na aplicação das provas para os candidatos, incluindo eventual desimpedimento das rotas de acesso. Mais cedo, o próprio governo federal informou que há 141 pontos de bloqueio em rodovias federais e estaduais que cortam o estado.

O CPNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país. Em todo o Brasil, serão 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado disputarão 6.640 vagas em cargos públicos oferecidas por 21 órgãos públicos federais.

Chuvas

Um morador local fica sobre os escombros de uma casa parcialmente destruída por fortes chuvas em Sinimbu, na região do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, Brasil, em 1º de maio de 2024. – O número de vítimas após fortes chuvas no estado de Rio Grande, no sul do Brasil do Sul subiu para oito mortos e 21 desaparecidos, informaram quarta-feira as autoridades regionais. Os dilúvios deslocaram aproximadamente 1.400 pessoas em mais de 100 municípios em todo o estado, a maioria das quais, segundo autoridades da defesa civil, foram transferidas para abrigos. (Photo by Anselmo Cunha / AFP)

O Rio Grande do Sul já registra 29 mortes em decorrência das chuvas que atingem o estado nos últimos dias. Também há 60 pessoas desaparecidas no estado.

O total de pessoas em abrigos é de 4.645 e outras 10.242 estão desalojadas. O número de municípios afetados chegou a 154. As informações são da Agência Brasil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado