Menu
Brasil

Governo de SP foi avisado do risco de desastre dois dias antes

Segundo os moradores, ninguém recebeu alerta da defesa civil e nem pedido para que deixassem suas casas, apesar do risco de deslizamento

Camila Bairros

22/02/2023 12h36

Foto: AFP

Fortes temporais que atingiram o litoral de São Paulo causaram destruição e mais de 40 mortes nos últimos dias. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) disse que o governo do estado de São Paulo e a Prefeitura de São Sebastião foram avisados dois dias antes sobre o risco de desastre na cidade.

Os moradores da cidade, porém, afirmaram que não foram alertados pela Defesa Civil sobre o risco, e ninguém pediu para que eles deixassem suas casas, apesar do perigo de deslizamento.

O Cemaden é um órgão federal que monitora as áreas de risco dos municípios classificados como vulneráveis a desastres naturais. Ele acompanha os índices meteorológicos e geológicos, emitindo alertas para que os órgãos de prevenção atuem nas áreas.

Até o momento já foram registradas 48 mortes, sendo 47 em São Sebastião e uma em Ubatuba. Outras 50 pessoas seguem desaparecidas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado