Um foguete Proton-K lançado a partir da base de Baikonur, information pills no Cazaquistão, colocou hoje em órbita três satélites do sistema global de navegação russo Glonass, informou o Centro de Pesquisa Espacial Khrunichev, fabricante dos aparelhos.
“O lançamento ocorreu normalmente”, disse um porta-voz do Centro Khrunichev, citado pela agência oficial russa “Itar-Tass”.
O sistema de navegação Glonass, de uso civil e militar, análogo ao GPS americano, determina com grande exatidão as coordenadas de objetos que estiverem em terra, mar ou ar, e também cumpre outros trabalhos relacionados à defesa.
Com o lançamento destes três satélites, o sistema russo de navegação será integrado por 20 aparelhos.
Para que o Glonass tenha cobertura global, deve contar com pelo menos 24 satélites, o que ocorrerá no final de 2009, segundo os planos anunciados pelo Ministério da Defesa da Rússia.
O lançamento de hoje foi possível porque o Governo do Cazaquistão suspendeu na quarta-feira passada a proibição aos lançamentos em Baikonur de todos os modelos de foguetes Proton.
As autoridades cazaques impuseram a proibição depois do acidente sofrido em 6 de setembro passado por um Proton, que caiu 135 segundos após seu lançamento por causa de um falha técnica.
Segundo o Cazaquistão, a queda do foguete, que levava um satélite de telecomunicações japonês, causou um dano ao meio ambiente avaliado em US$ 60 milhões, reivindicação que a Rússia considera desmedida.