Menu
Brasil

Fiocruz alerta para volta de eventos

Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, apenas 68,4% da população brasileira está imunizada com as duas doses ou com a dose única

Geovanna Bispo

04/11/2021 16h52

Foto: Leonardo Oliveira/FioCruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por meio do Boletim do Observatório, para a volta de eventos sociais que tenham aglomeração. Segundo a fundação, os pesquisadores defendem que os níveis da vacinação não devem ser o único a ser considerado nesse momento.

Ainda assim, a Fiocruz relembra que nem a porcentagem de brasileiros imunizados chegou ao patamar recomendado. “É fundamental que se atinja o patamar de 80% de cobertura vacinal da população total. Com essa meta, além dos adultos, a campanha de imunização deve atingir também crianças e adolescentes.”

Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, apenas 68,4% da população brasileira está imunizada com as duas doses ou com a dose única. Nos dados da própria fundação, esse número não chega nem aos 55%.

“Vale lembrar que a população de adolescentes, pelo tipo de comportamento social que tem, é um dos grupos com maior intensidade de circulação nas ruas e convive com outros grupos etários e sociais mais vulneráveis. Por isso, é equivocado pensar que, com a população somente adulta coberta adequadamente, a retomada irrestrita dos hábitos que aglomeram pessoas é possível”, continuam.

Mesmo com o avanço na vacinação do país e o número de casos e óbitos venham caindo, a taxa de positividade dos testes permanece alta, o que, segundo a Fiocruz, pode estar relacionada à exposição ao vírus e à presença de indivíduos fora de casa.

“A recomendação é de que, enquanto caminhamos para um patamar ideal de cobertura vacinal, medidas de distanciamento físico, uso de máscaras e higienização das mãos sejam mantidas e que a realização de atividades que representem maior concentração e aglomeração de pessoas só sejam realizadas com comprovante de vacinação”, ressaltam os pesquisadores.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado