Os organizadores do futuro Grande Prêmio de Cingapura confirmaram nesta sexta-feira que o circuito de rua idealizado para a prova recebeu seu primeiro aval positivo da FIA. A pista – que poderá hospedar o primeiro GP noturno da história da Fórmula 1 em 2008 – ainda está só no projeto, mas a permissão dada pela entidade máxima do automobilismo mundial autoriza o início das obras no local.
“Depois de meses debruçados sobre o desenho, estamos um passo mais próximos de nosso sonho”, explicou Colin Syn, presidente do comitê organizador da prova. “Mesmo assim, ainda não é hora de comemorar. Precisamos de velocidade máxima pela frente para podermos correr por esta estrada”, condicionou, em tom de metáfora.
Durante os próximos meses, a FIA irá realizar uma série de inspeções no circuito, antes de dar sua autorização definitiva – o que deve acontecer apenas na semana da corrida, marcada exatamente para 28 de setembro no calendário provisório da temporada de 2008. A organização, porém, promete a entrega da pista para maio.
O projeto original do circuito urbano – o único da Ásia na categoria – tem 5067 metros, 14 curvas para a esquerda e dez para a direita, a serem percorridos em sentido anti-horário. No caminho, os pilotos passarão por importantes marcos da capital do país, como a prefeitura da Cidade de Cingapura e os modernos prédios da área oceânica.
“A contagem regressiva para a corrida começou. Daqui a um ano, os fãs da Fórmula 1 poderão se deparar com a experiência de um circuito de rua único no coração de Cingapura”, afirmou Lim Neo Chian, presidente do comitê turístico do país, que lidera a organização da prova local.