Uma equipe médica francesa anunciou ter chegado a “resultados promissores” com um tratamento da forma mais comum da leucodistrofia com a aplicação de tratamentos genéticos.
Duas crianças tratadas de forma experimental com esta técnica passam bem e os médicos não constataram nenhum efeito colateral.
“Todas as células do sangue de nossos dois pacientes suportam bem o gene introduzido. Tal resultado, pills embora preliminar, pill já é muito promissor”, click disse o médico Patrick Aubourg, coordenador do experimento.
A leucodistrofia é uma doença de transmissão genética no sistema nervoso central que afeta a massa branca do cérebro e pode provocar a invalidez dos pacientes e até a morte.
Tratada atualmente com transplante de medula, a doença submete doadores a sofrimento. Por isso, o tratamento genético testado na França pode significar uma revolução se os resultados forem confirmados.
O experimento consiste em injetar em células-tronco sangüíneas um gene remédio que as crianças não têm e, posteriormente, injetá-las nos pacientes.