Menu
Brasil

Estudo revela que o brócolis ajuda a combater efeitos dos raios ultravioleta

Arquivo Geral

22/10/2007 0h00

O consumo de brócolis não só é bom para a saúde em geral, information pills mas também combate os efeitos da radiação ultravioleta, revelou um estudo divulgado hoje pela revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”.

Cientistas da Universidade Johns Hopkins disseram que o extrato das sementes dessa verdura, chamado sulforafane, reduz o avermelhamento da pele e as lesões dérmicas ao aumentar a produção de enzimas que protegem as células da radiação.

Até agora se sabia que o brócolis tem um alto conteúdo de carboidratos, vitamina C, vitamina A, potássio, ácido fólico, cálcio e ferro, todos os quais ajudam a combater uma longa lista de doenças.

Também contém antioxidantes e fibras para impedir o aumento do colesterol e ajudam a regular o açúcar e a insulina no sangue.

O grupo de cientistas administrou o extrato a seis pessoas para provar diferentes doses em vários setores da pele expostos a radiação ultravioleta e compararam o estado de pele com regiões não tratadas.

Segundo indicaram, em suas doses mais altas, o extrato reduziu o avermelhamento e a inflamação em uma média de 37%, a qual variou de 8% a 78%, segundo a origem étnica dos participantes.

“Isto é importante, porque demonstra que (o extrato da semente de brócolis) tem bons resultados nos seres humanos”, disse o doutor Paul Talalay, chefe do grupo, que lembrou que esses efeitos já tinham sido confirmados em animais.

Talalay acrescentou que o extrato pode proteger da radiação ultravioleta especialmente pessoas com problemas em seu sistema imunológico e que correm mais perigo de sofrer câncer de pele.

No entanto, o cientista esclareceu que não se lhe deve substituir pelos protetores solares que são os que impedem que a radiação penetre nas células da pele.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado