Menu
Brasil

Empresa finlandesa lança chiclete que reduz o colesterol

Arquivo Geral

01/11/2007 0h00

A empresa finlandesa Fennobon lançou uma goma de mascar que ajuda a reduzir o colesterol LDL – ou “colesterol ruim” – no sangue, cheapest um dos principais fatores de risco para o surgimento de doenças cardíacas.

O chiclete, comercializado sob o nome de Xilident Pro Reducol, contém esterol e estanol, duas substâncias de origem vegetal que já são utilizadas em outros produtos alimentícios como margarinas e iogurtes.

Segundo especialistas finlandeses, o consumo diário de 1.800 miligramas dessas substâncias reduz o colesterol LDL entre 10% e 15%, embora se recomende que a dose diária em nenhum caso supere três mil miligramas.

O efeito redutor do colesterol “ruim” é ainda maior se houver acompanhamento de uma dieta adequada, baixa em calorias e em gorduras saturadas, segundo os estudos realizados.

Cada goma de mascar contém 75 miligramas dessas substâncias, e por isso a empresa recomenda aos consumidores que mastiguem 24 unidades diárias do produto ou completem a dose mediante o consumo de outros produtos alimentícios que tenham as mesmas propriedades.

No entanto, a fabricante não promete milagres.

“É preciso lembrar que os esteróis e estanóis vegetais são apenas uma ferramenta para se controlar o colesterol”, afirma em comunicado a Fennobon.

“As mudanças na dieta e no estilo de vida também costumam ser necessários quando se tem um nível de colesterol elevado”, acrescenta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado