O presidente Luiz Inácio Lula da Silva qualificou nesta quinta-feira de “extraordinária” a aprovação da Comissão de Relações Exteriores do Senado brasileiro à entrada da Venezuela no Mercosul.
Acompanhado do chanceler Celso Amorim, Lula comentou a decisão da comissão durante a inauguração do Consulado Geral do Brasil em Caracas, aonde chegou para se reunir com o presidente venezuelano, Hugo Chávez.
O protocolo de adesão da Venezuela, que agora só precisa de uma votação em plenário no Senado brasileiro, já foi ratificado nos Parlamentos argentino e uruguaio, e está em debate no Paraguai.
“Nós sonhamos que um dia todos os países da América do Sul participariam do Mercosul, para conseguir uma região comercial, econômica e política maior”, assinalou Lula em discurso.
O discurso na inauguração da sede consular foi o primeiro ato da agenda na Venezuela de Lula, que terá uma reunião com Chávez antes de voltar ao Brasil, provavelmente na tarde desta sexta-feira.