Menu
Brasil

Dupla americana vence Larissa/Juliana e fica com o ouro em Fortaleza

Arquivo Geral

29/09/2007 0h00

No 13º confronto entre as rivais Walsh/May e Larissa/Juliana, melhor para a dupla dos Estados Unidos. As atuais campeãs olímpicas venceram a final da etapa de Fortaleza do Circuito Mundial de Vôlei de Praia neste sábado por 2 sets a 0, parciais de 21/16 e 21/14, em 40 minutos.

Na decisão de terceiro lugar, Nicole Branagh e Elaine Youngs, também dos Estados Unidos, derrotaram Adriana Behar e Shelda por 2 sets a 0, parciais de 21/16 e 21/14, após 43 minutos. No pódio, Larissa e Juliana receberam os troféus do tricampeonato do Circuito Mundial assegurado com a vitória sobre Behar e Shelda na sexta.

Com o título, Walsh e May ampliaram a vantagem sobre a dupla brasileira nos confrontos: são dez vitórias contra apenas três derrotas, desde 2004. No primeiro set, Larissa e Juliana chegaram a ter uma vantagem de quatro pontos sobre suas adversárias, fazendo 10 x 6. Mas, aos poucos, Walsh e May foram se recuperando mostrando sua força no bloqueio e na defesa e aproveitando bem os contra-ataques.

A dupla brasileira mais uma vez chegou a estar na frente no segundo set, fazendo 6 x 5, 7 x 6 e 9 x 8. A partir daí, o bloqueio de Walsh mais uma vez funcionou e a dupla dos Estados Unidos embalou para a vitória por 21 x 14.

“Começamos bem no jogo, abrimos a vantagem de quatro pontos e começamos a errar. Contra a Walsh e a May não podemos vacilar. Temos que estar o tempo todo concentradas, senão elas vêm para cima e passam como um trator”, analisou Juliana.

Já Larissa lembrou que esta foi uma temporada melhor do que o esperado. “Foi uma semana muito boa. Nosso objetivo para estas últimas quatro etapas do Circuito Mundial era vencer três e terminar em terceiro na outra. Ganhamos três torneios e ficamos em segundo no Brasil. Estamos muito felizes”, afirmou.

“Este foi um ano diferenciado. Ganhamos a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos do Rio e estamos bem próximas de garantir a vaga nas Olimpíadas de Pequim. Independente do resultado de hoje (sábado), temos que comemorar bastante porque temos sido muito iluminadas”, completou.

A dupla brasileira terá folga antes de voltar as atenções para a última etapa do Circuito Brasileiro, no Recife, em dezembro. “Vamos dar uma maneirada nos próximos torneios para a etapa do Recife, que vai definir a dupla campeã de 2007”, disse Juliana.

Com a vitória em Fortaleza, Walsh e May conquistaram o sexto título da dupla na temporada no Circuito Mundial, tendo disputado apenas oito etapas da competição. Na AVP (Liga dos Estados Unidos), a dupla foi campeã de 13 das 15 etapas que disputou. Somados os desempenhos, são 19 títulos em 23 competições disputadas.

“A experiência que adquirimos ao longo dos anos nos ajuda a lidar melhor com o desgaste da temporada, que é muito longa para nós, que conciliamos as duas competições. Sabemos quando precisamos treinar e quando é hora de descansar. Elaboramos um plano de treinamentos especial para cada uma, que nos faz agüentar bem o ritmo do ano”, disse May.

A norte-americana comentou ainda a vitória sobre Juliana e Larissa na decisão. “É muito difícil jogar aqui, porque além das equipes brasileiras, que são muito fortes, enfrentamos também a torcida. Mas conseguimos forçá-las a cometer alguns erros em momentos importantes e soubemos administrar a vantagem que construímos”, analisou.

Este foi o segundo título da dupla na capital cearense. Em 2004, elas conquistaram a medalha de ouro ao superar Adriana Behar e Shelda na decisão. Eleita a melhor jogadora da etapa brasileira e da temporada do Circuito Mundial, Walsh fez questão de dividir os méritos da conquista com sua parceira.

“Fico muito honrada por receber este prêmio, mas não sei se mereço. Gostaria de dividi-lo com a May, que me faz jogar melhor a cada dia, assim como procuro fazer que ela cresça como jogadora. Nos completamos bem e acho que por isso estamos conseguindo os resultados que esperamos”, comentou.

A meta, agora, é manter o bom desempenho em 2008. “Ainda temos uma etapa, na Tailândia. Vamos tentar vencer mais uma vez. Ano que vem, vamos elaborar uma preparação voltada para as Olimpíadas. As etapas do Circuito Mundial serão bons testes para nós, já que todas as duplas estão evoluindo muito, então temos que melhorar também se quisermos vencer”, finalizou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado