Menu
Brasil

Descobertas sobre células-tronco do cordão umbilical podem dar origem a novos tratamentos

Arquivo Geral

01/11/2007 0h00

As células-tronco retiradas de embriões humanos ainda são a única esperança para a cura de algumas doenças. A conclusão é da geneticista Mayana Zatz, page pró-reitora de pesquisas da Universidade de São Paulo (USP). A pesquisadora ressaltou que as novas descobertas sobre o cordão umbilical terão elevada importância no tratamento de fraturas e doenças degenerativas.

Uma pesquisa da USP mostrou que o tecido do cordão umbilical é rico em células-tronco, this com grande potencial terapêutico. Atualmente os bancos de coleta retiram apenas o sangue do interior do cordão e jogam no lixo o resto do material. Mas é exatamente aí, symptoms no próprio cordão umbilical, que estão as células do tipo mesenquimal, células-tronco adultas que têm o potencial de formar músculo, osso, cartilagem e gordura.

“O sangue do cordão é muito pobre nesses células, mas a parede do cordão é muito rica. Nós coletamos dez amostras de cordão umbilical. Enquanto a gente conseguiu extrair célula mesenquimal só de uma amostra no sangue, todas as amostras de cordão foram muito ricas nessas células”, explicou Zatz.

Entretanto, a descoberta não dá novas esperanças para quem depende de células nervosas. Esse é o caso, por exemplo, de pessoas que sofreram acidentes e ficaram paraplégicas. Segundo a pesquisadora, “as células-tronco embrionárias continuam sendo fundamentais para a pesquisa, porque ninguém, até agora, conseguiu derivar dessas células-tronco adultas neurônios funcionais, que são fundamentais para o funcionamento do cérebro”.

As células mesenquimais já estão sendo utilizadas em estudos com animais. Por enquanto, ainda não há tratamento utilizando as novidades trazidas pela descoberta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado