A polêmica parece acompanhar Lewis Hamilton. Depois de desperdiçar o título mundial com erros nas duas últimas corridas, o inglês agora chama a atenção por optar por morar na Suíça, país que já abriga pilotos como Fernando Alonso, Kimi Raikkonen, Nick Heidfeld, Michael Schumacher e Alain Prost.
E a escolha por deixar a Inglaterra, país que o adotou como grande ídolo esportivo em 2007, já gera críticas. Segundo Hamilton, morar em uma cidade suíça (muito provavelmente Genebra) é uma maneira de evitar o forte assédio que vem recebendo da imprensa e dos torcedores no seu país-natal. Contudo, o primeiro a disparar contra o piloto é Max Clifford, publicitário conhecido por ter trabalhado com grandes estrelas como Muhammad Ali, Marlon Brando e Frank Sinatra.
“É um grande erro. É a primeira falha que ele comete fora das pistas, inclusive maior do que alguns deslizes que fez nas corridas. Onde ele aprendeu suas técnicas? Onde ele encontrou treinadores e patrocinadores? Em seu país”, exclamou Clifford.
“É uma mudança ruim, pois você não pode ir a algum lugar sem pessoas junto com você. Por pelos menos 40 anos, eu representei algumas das maiores estrelas do mundo e não é um problema você tomar cuidado com estas coisas”, completou.
Para Clifford, se afastar da Inglaterra pode causar prejuízos financeiros a Lewis, que tem apenas 22 anos e disputou em 2007 a sua primeira temporada na Fórmula 1. “Em termos de mídia e público, ele não tem nada, mas somente recebe elogios e apoio. Porém, este é um passo na direção incorreta e isso pode alienar muitas pessoas”.
Afiado, o publicitário também não perdeu a oportunidade de criticar a autobiografia de Hamilton que tem lançamento marcado para esta segunda-feira. “Uma autobiografia aos 22 anos quando você só teve dez minutos no meio público é um pouco de precipitação”.