Com uma vitória por 76 x 62 (38 x 30 no primeiro tempo) sobre a Jamaica na partida de abertura da rodada desta sexta-feira do Torneio Pré-olímpico feminino de basquete, Cuba assegurou sua classificação para as semifinais do torneio, que está sendo disputado em Valdívia, no Chile. O resultado garantiu à seleção cubana a segunda posição no grupo B do torneio, com duas vitórias e uma derrota.
Mais uma vez Boulet Peillon foi a cestinha da equipe com 22 pontos e quatro rebotes. Pela Jamaica, destaque para Simone Edwards com 18 pontos.
Cuba estreou com derrota após dar um susto nos Estados Unidos, que venceram por 85 x 79, definindo o placar apenas nos últimos quatro minutos. A recuperação cubana ocorreu na quinta-feira, superando o Canadá por 75 x 52.
Na semi, Cuba mantém suas chances de classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Isso porque o campeão garante vaga automática para a China enquanto as seleções que ficarem da segunda à quarta posição seguem para o Pré-olímpico Mundial, em junho do ano que vem.
As jamaicana encerram sua participação sem nenhum resultado positivo. No jogo de estréia foram superadas pelo Canadá por 68 x 47 e depois, pelos Estados Unidos com 115 x 47. Fora da semifinal, a Jamaica não tem mais chances de classificação para os Jogos Olímpicos.